Solidariedade e Apoio ao Papa Francisco


Roma (Itália). Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, enviou uma carta ao Papa Francisco para manifestar-lhe apoio e solidariedade, especialmente neste momento de dificuldades e tribulações, e transformá-los em oração e penitência, como o mesmo Santo Padre pediu ao Povo de Deus.

 

Roma, 7 setembro 2018

Beatíssimo Padre,

Unimo-nos às vozes de pessoas, grupos e instituições que nestes dias se fazem próximos para exprimir a Sua Santidade solidariedade e apoio.

Obrigada, Santidade, pelo testemunho de serenidade na fidelidade a Cristo e ao seu Evangelho; pela transparência das suas palavras – testemunho de uma vida coerente e rica de amor- que oferece, não só aos católicos mas também ao mundo inteiro.  Estamos-Lhe muito gratas pelo seu gastar-se como Pastor da Igreja universal ao serviço do povo de Deus. Um povo que se sente em comunhão com sua santidade, em profunda sintonia com as suas palavras, os gestos, a sua proximidade aos pobres. Anuncia e testemunha com paixão e olhar profético um Evangelho sem medida, tornando-o credível e confiante com as suas escolhas de cada dia. Confirma-nos no caminho para sermos sempre mais “Igreja em saída”, a partir de uma autêntica conversão pastoral e missionária. Indica-nos novos passos para dar corpo e vida à mensagem central do Evangelho que em Jesus revela plenamente o rosto misericordioso do Pai.

Obrigada, Santidade, pelas canseiras que enfrenta percorrendo os caminhos da escuta e do diálogo, do encontro que não exclui, não descarta ninguém mas sim, abre portas e janelas manifestando desse modo a liberdade do Espírito. Partilhamos a sua atitude: “A verdade é amável, a verdade é silenciosa”; não procura o escândalo nem a divisão. Fazemos nossa a sua escolha de “silêncio e oração” e exprimimos uma renovada fidelidade aos três amores de D. Bosco: Eucaristia, Maria Auxiliadora e o Papa.

O seu magistério, Santo Padre, encontra-nos em plena sintonia e inspira o caminho do Instituto neste tempo de desafios epocais e de grandes oportunidades, rico de graça e aberto à esperança: aquela esperança que lemos impressa nas suas palavra, nos seus gestos e, principalmente, no seu luminoso rosto de alegria.

Santidade, estamos todos consigo – Filhas de Maria Auxiliadora, comunidades educativas, jovens – como Instituto que vive e trabalha na Família Salesiana e na mais ampla comunidade eclesial e pedimos-lhe que nos abençoe. Sua Santidade é uma bênção para a nossa Família religiosa e para o mundo de hoje. Obrigada!

                                                                                               

        Suor Yvonne Reungoat fma

_____________________

A Sua Santidade

Papa Francesco

00120 Cidade do Vaticano