salesianas-fma-noticias-1

Eleição do conselho na 23ª Assembleia em Fátima nos dias 17 e 18 de Março de 2012.

Maio 2012
null

Formação do Conselho:
  • Maria Filomena de Jesus Roque Pires – Presidente (A. Aluna do CMA da Namaacha – Moçambique);
  • Isabel Maria de Oliveira dos Santos – Vice- Presidente ( A. Aluna de Santa Clara – Lisboa );
  • Maria Guiomar Dinis Lourenço – Secretária ( A. Aluna do Colégio M.A.- Estoril);
  • Maria Odete Xavier Sales – Tesoureira ( A- Aluna do Externato N. S. Rosário – Cascais);
  • Ana Maria Matoso Rodrigues – Vogal (A. Aluna do Externato N. S. Rosário –  Cascais);
  • Aníbal José Lopes da Silva – Vogal ( A. Aluno do Colégio Laura Vicunha- Vendas Noas);
  • Ir. Lea Teixeira – Delegada Nacional das FMA.

salesianas-fma-noticias-2
salesianas-fma-noticias-3
salesianas-fma-noticias-4

Encontro de Delegadas e Conselhos de Antigas Alunas FMA

Outubro 2009
null

No passado dia 10 realizou-se na Casa de Nossa Senhora da Assunção em Cascais, o primeiro encontro de Delegadas e Conselhos de Antigas Alunas deste ano lectivo. Estiveram presentes representantes das Uniões de Évora, Vendas Novas, Setúbal, Monte Estoril, Cascais (Assunção), Cascais (Bº Rosário), a Presidente e Tesoureira do conselho das AA e a Delegada Nacional.
Começámos por ver um, muito bem elaborado powerpoint, com flashes da Assembleia Electiva da Confederação que decorreu em Roma no passado mês de Julho. Debruçámo-nos depois sobre as nossas realidades e concluímos que nos debatemos com os mesmos problemas e partilhamos as mesmas preocupações.
Gostaríamos de ver as fileiras dos Centros de rosto novo com jovens empenhados capazes de iniciativas dinâmicas deixando marcas de sinal mais no mundo em que estão inseridos. É um sonho que todos os Centros acalentam mas que ainda não conseguiram concretizar. E como um dos pontos da agenda desta reunião era traçar as Linhas de Acção para o ano que já iniciámos, depois de termos reflectido sobre as propostas apresentadas pelos membros do Conselho, por unanimidade comprometemo-nos a adaptar à realidade específica de cada lugar a seguinte proposta:

Conhecer e enfrentar as pobrezas presentes na sociedade, para responder à emergência educativa com particular atenção à infância, adolescência, juventude e à mulher, em rede com outros organismos educativos desde que estejam de acordo com as nossas escolhas valorativas.

A tarde já ia adiantada e havia pressa de regressar aos lugares de origem.
Não queremos encerrar esta pequena notícia sem deixarmos expresso um bem-haja à comunidade que com carinho nos recebeu e serviu um delicioso lanche.

Madalena Teixeira Gomes
(União de Setúbal)

salesianas-fma-noticias-5
salesianas-fma-noticias-6
salesianas-fma-noticias-7
salesianas-fma-noticias-8

Encerramento do Centenário e IV Assembleia Internacional Electiva

Agosto 2009
null

Aconteceu em Roma , na Salesianum , de 26 / 7 a 2 / 8 de 2009. Eram umas 17 h quando nos encontrámos na recepção da Salesianum( Pisana)  num ambiente de muita alegria, expressa mais com o sorriso que com as palavras pois  isto de ter que falar  a mesma língua tem muito que se lhe diga, mas o sorriso e a alegria tão salesianas foram  a expressão máxima para  imediatamente nos sentirmos de casa. Nesta Assembleia estavam participantes dos 5 continentes, de quase a totalidade das Federações do Mundo; da nossa Federação estiveram presentes a Filomena Pires (Presidente), a Isabel Santos (presidente emérita) e a Delegada, Ir. Lea de Morais.

As celebrações tiveram início com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Vigário do Reitor Maior, D. Adriano Bergolin, estando presente a Madre Geral, Ir. Yvonne Reungoat, bem como algumas  irmãs do conselho.  A tempo pleno esteve sempre a Ir. Maria Luísa Miranda, conselheira para a família Salesiana, a Madre Geral  esteve  presente no  primeiro dia , no dia 29, e depois todo o dia 1 de Agosto e no dia 2 até à conclusão. Os dias 27, 28 e 29 foram de celebrações do encerramento do centenário. Tivemos por isso a oportunidade de visitar algumas coisas de Roma, como a Basílica de S. Pedro, onde tivemos a Eucaristia presidida pelo cardeal Bertone, a visita aos Museus do Vaticano, à Basílica de S. Paulo Fora de Muros, Basílica do Sagrado Coração de Jesus, Basílica de S. João de Latrão, Escada Santa, Coliseu e ainda à Basílica Menor de D. Bosco em Cinecitá.

Foram dias um pouco cansativos pelo calor que fazia, uns 44º mas muito ricos. Os dias 30 e 31 foram de estudo e reflexão. Os temas propostos foram:

“ Mãos no Mundo” pelo Bispo da Palestina, D. Domenico Sigalimi;

“ Raízes no Coração” pela Ir. Anita Deleidi  e

“ Discernimento” por D. Adriano Bergolin.

Tivemos momentos de trabalho em grupo e momentos muito profundos de oração que nos preparou para os trabalhos. Um deles, o estudo, alteração e aprovação do artigo 9.1. No dia 1 de Agosto, dia das eleições, a Madre Geral, reuniu, todas as Delegadas presentes. Foi um encontro mesmo profundo, era uma Mãe a falar às filhas. É impressionante a simplicidade e ao mesmo tempo a profundidade da nossa Madre Yvonne. Falou-nos do que é ser Delegada… sublinhado que o mais importante é o que somos, o que vivemos e o zelo do da mihi animas  e  não  a idade, os títulos…Foi uma experiência muito linda que espero poder partilhar nalgum encontro. Quero deixar aqui, um muito obrigada, a toda a Província, na pessoa da Ir. São e à minha Comunidade, na pessoa da Ir. Deolinda, por me terem proporcionado esta maravilhosa experiência.

Ir. Lea de Morais

salesianas-fma-noticias-9
salesianas-fma-noticias-10
salesianas-fma-noticias-11

Federação das/os A. Alunas/os em notícia

Outubro 2008
null

No passado dia 27 de Setembro o Conselho da Federação deslocou-se à Golegã onde se realizou o encontro de Delegadas e Conselhos das Uniões. Foi bonito chegar e sermos recebidas por um grupo de A. Alunas/os  que, na companhia das  Irmãs Gameiro e Rita Ferreira, nos acolheram de forma a que nos sentíssemos em casa, na nossa  casa.

Estava presente a União de Setúbal, Vendas Novas, Externato N. S. da Assunção – Cascais e Externato N.S. Rosário – Cascais. Após os cumprimentos iniciamos no salão o encontro. A Filomena Pires apresentou a linha de acção para este ano, e depois houve o momento de informações e ensaio do hino do Centenário.

O grupo das/os A. Alunas da Golegã no final apresentou um lanche durante o qual tivemos a visita do Sr. Pe. António Júlio, Pároco, que foi de uma simpatia extraordinária. Voltamos para as nossas casas com a certeza de que a semente que as nossas queridas Irmãs deixaram naquela terra da Golegã está a dar fruto.

Devagar mas estamos a trabalhar para que a Federação das/os A. Alunas/os neste centenário se mantenha viva e cresça cada vez mais. Neste sentido no fim-de-semana de 10 a 12 de Outubro a Ir. Lea , Delegada  da Federação e  a Presidente, Filomena Pires foram a Madrid onde teve lugar o  encontro da CIEP.

Está já concluído o roteiro e tudo o mais para a realização da Peregrinação aos Lugares Salesianos nos dias 20 a 31 de Julho de 2009. É um momento muito rico para conhecer fazendo a experiência in loco do carisma dos nossos fundadores.

Esta iniciativa surgiu do desejo de várias AA de Portugal e de Espanha , em conhecer a fundo  os lugares onde teve início a obra salesiana. Cada Federação tem direito a 10 lugares na Peregrinação. Porquê o limite de participantes? Porque queremos que seja uma peregrinação onde o espírito de Família e de comunhão sejam uma constante e o grupo mais pequeno favorece esse clima.

Filomena Pires

salesianas-fma-noticias-12

Eleição do Novo Conselho da Federação

[Abril 2008]
null

Em pleno ano centenário, na 19ª Assembleia dos Antigas(os) Alunas(os), realizada a 23 e 24 de Fevereiro deste ano, tivemos a eleição do novo conselho da Federação.

Antes de vos apresentar o novo Conselho, quero, interpretando cada um de vós, agradecer ao conselho cessante toda a dedicação e carinho que demonstraram nestes anos de serviço à nossa Associação – Isabel Santos, Vanda Coutinho, Zita Carvalho, Angelina Baleiras e Aníbal Silva,  o nosso bem–hajam. Que a Virgem Auxiliadora vos abençoe. Em nome de todas as FMA e no meu, obrigada!

Ao novo Conselho, sede bem vindos! Obrigada pela vossa disponibilidade! Contai connosco e com a nossa ajuda! O novo Conselho é constituído por:

  • Maria Filomena de Jesus Roque Pires – Presidente (A. Aluna do CMA da Namaacha – Moçambique);
  • Isabel Alexandra Touça Custódio D`Almeida  – Vice-Presidente (A. Aluna  do Externato N.S. Assunção – Cascais);
  • Joaquim Manuel  Marques Barreto Soeiro – Secretário (A. Aluno do C. Laura Vicunha – V. Novas);
  • Maria José Campanudo Castilho – Tesoureira (A. Aluna do Externato N.S. Assunção – Cascais);
  • Ana Maria Matoso Rodrigues – Vogal (A. Aluna do Externato N. S. Rosário –  Cascais);
  • Ir. Lea Teixeira – Delegada Nacional das FMA.

Ir. Lea Teixeira, Delegada Nacional das FMA