As Irmãs Salesianas chegaram a Portugal em 1940 e no Ano Mariano de 1954, foi canonicamente erecta a Província Portuguesa de N. Senhora de Fátima, com sede no Monte Estoril.
Com esta nova Província inicia-se também em Portugal a Federação Nacional das Antigas Alunas. A Federação está unida à Confederação Mundial que tem a sua sede em Roma. A Federação é constituída pelas Uniões, grupos de cada casa onde há Antigas Alunas.
E, assim, por volta de 1958, nasce a Federação em Portugal com sede no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Rua Trouville – Monte Estoril. Foi primeira Delegada Nacional a Ir. Maria Isabel de Oliveira Martins e o primeiro conselho da Federação era constituído por Antigas Alunas de Santa Clara e do 28 de Maio, – Secções da casa Pia de Lisboa.
Esta Federação tem como objectivos:
“BONS CRISTÃOS, E HONESTOS CIDADÃOS!”
Como queria D. Bosco e Madre Mazzarello
Actualmente a Federação conta com 8 Uniões activas.
O actual Conselho da Federação é Formado por:
Em primeiro lugar a Federação está sempre aberta para ouvir qualquer A. Aluna(o) que apareça.
Em Março de 2008, vamos viver e festejar o centenário da Confederação Mundial das AA. Daremos notícias do que se vai passar em todo o mundo.
Para qualquer informação pode contactar qualquer elemento do Conselho ou a Delegada Nacional.
A Associação nasce em 1908 de entre um grupo de antigas oratorianas de Turim (Via Cottolengo, 33), guiadas pelo bem-aventurado Filipe Rinaldi e por Catarina Arrighi, tendo em vista a promoção cristã, moral e social da mulher. É esta uma das notas específicas da acção das Antigas Alunas de Maria Auxiliadora.
Elas reconhecem, como ponto de referência e guia de toda a Associação, a Superiora-Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.
A revista União é, desde 1921, o órgão de intercâmbio das Antigas Alunas.