A minha Vocação


salesianas-aminhavocacao

Pastoral Vocacional

Através da Pastoral Vocacional, queremos fazer referência a um caminho de escuta, de discernimento e de acompanhamento que se vai fazendo com os jovens. É no quotidiano da vida, onde surgem os desafios, as dificuldades e as suas necessidades, que o educador é chamado a ajudar o jovem a fazer caminho de descoberta do seu lugar no mundo.

D. Bosco deixa-nos uma grande herança, o seu testemunho de vida, e é através dele que compreendemos como se deve construir uma pastoral que seja toda ela vocacional.

SER SAL – TESTEMUNHOS VOCACIONAIS

Partindo da tua experiência concreta, como respondes à vocação a que és chamado/a diariamente?
António Arrobas, SDB, 12/abr/2022
“A vocação é uma relação entre Pai e filho, que nos chama todos os dias à felicidade que, em linguagem cristã, se chama Santidade.”
O António Arrobas, SDB, deixa-nos o seu testemunho de como vive a sua vocação de um modo quotidiano e total, dispondo-se à simplicidade e intimidade na relação com o Pai.
“Por vós estudo, por vós trabalho, por vós vivo, por vós estou disposto a dar a vida.” Vê o vídeo aqui!
Fátima Pereira, 14/mar/2022

“Ide sem medo para servir.” É a alegria de ser de Jesus e estar presente no meio dos jovens que guia a Fátima Pereira, mais conhecida por Fatinha.

Deixa-nos hoje o seu testemunho de como vive a sua vocação diariamente, confiante de que a felicidade verdadeira vem de Deus e da nossa doação aos outros. A nossa vida só faz sentido com Jesus! Escuta o seu testemunho aqui!

 

Ir. Anabela Silva, FMA, 11/fev/2022
“Gerar vida sendo feliz no Senhor e partilhá-la com a juventude.” É deste modo que a Ir. Anabela, fma, encara e vive a sua vocação diariamente.
Procurando cumprir o mandato “A ti as confio” dado por Nossa Senhora a Madre Mazzarello, a Ir. Anabela deixa-nos o seu testemunho enquanto Filha de Maria Auxiliadora. Vê o vídeo aqui.

 

 

Pe. Juan Freitas, SDB, 12/jan/2022

 

“Chegar aos jovens, através da alegria, e partilhar a fé que dá sentido à nossa vida.” É isto que move o Pe. Juan Freitas, SBD.

Neste mês salesiano, deixa-nos o seu testemunho enquanto Salesiano de Dom Bosco e convida-nos a aprofundar a vocação de levar Jesus aos jovens. Vê o vídeo aqui.

 

 

Ana Júlia & Henrique, 6/dez/2021

 

“Trazemos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que se veja bem que esse extraordinário poder vem de Deus e não de nós.” (2 Cor 4, 7)

A Ana Júlia e o Henrique, confiantes da maravilha que é Ser de Jesus através do matrimónio, deixam-nos o seu testemunho enquanto casal membro da comunidade Canção Nova, da família salesiana. Vê o vídeo aqui.

 

Salomé & Ricardo, 10/nov/2021

 

No dia 30 de outubro demos mais um passo importante no Projeto de Felicidade que Deus tem para nós: casamo-nos. Embarcamos nesta aventura em que Deus se mete e intromete e fizemos um compromisso a 3: nós e Deus.

Este passo fortificou-nos, pois levou-nos a realizar um compromisso a longo prazo que implica fazermo-nos feliz um ao outro e ser, diariamente, dentro e fora de casa, o rosto de Deus. Ao longo da vida temos tentado descobrir qual o plano que Deus tinha para cada um de nós, qual era a nossa verdadeira vocação. Atentos aos sinais do dia a dia, percebemos que Deus nos chamava ao Sacramento do Matrimónio. Embarcamos nesta aventura com a certeza de que Deus nos pede que constituamos uma família de Amor que, qual forte árvore, nunca se deixe abalar pelos ventos que por ela passam, sejam fortes ou suaves. Queremos viver esta relação com base na confiança que temos um no outro mas, acima de tudo, em Deus. Com este passo importante que demos, aceitamos colocar o nosso futuro nas mãos de Deus, acreditando que Ele nos conduzirá por um caminho de Felicidade e Alegria plenas. Rezem por nós!

 Salomé e Ricardo, 2021

 

“Ser de Jesus e viver de modo salesiano”

Olá sou a Diana, tenho 24 anos. Fui aluna de uma escola salesiana. Depois de cinco anos de formação, em que, através do acompanhamento, oração, discernimento, experiência de vida salesiana, refleti sobre o que fazer da vida – qual seria a vontade de Deus a meu respeito.

O dia 5 de agosto de 2018 foi muito importante e decisivo para mim. Fiz a minha Primeira Profissão Religiosa como Filha de Maria Auxiliadora. Vocês estarão a pensar o que é isto? É a celebração de consagração a Deus, na qual Lhe entreguei a minha vida, para seguir mais de perto Jesus, percorrendo as pegadas de dom Bosco e de Madre Mazzarello – viver a vida ao serviço da salvação dos jovens.

A minha decisão é a resposta à generosidade com que Deus me ama e que me desafia a segui-Lo através de três compromissos que se chamam votos de castidade, pobreza e obediência. A castidade consiste em ter o coração livre; não se trata de não amar, mas de não me prender a ninguém em especial, para amar a todos gratuitamente, sabendo que pertenço a Jesus a quem entreguei a minha vida. A pobreza não é não possuir coisas, mas ser livre de viver sem tudo aquilo que desejo e gosto; é colocar ao serviço da missão tudo aquilo que sou, talentos e limitações, tempo e bens. A obediência não é não ter vontade própria, mas estar disposta a tudo e viver bem aquilo que o dia-a-dia oferece.

Tudo isto é fácil e imediato? Não, e ainda bem porque caso contrário a vida não era aquele grande desafio que merece ser vivido. Não acham?

A meta da minha vocação e da vossa, é a santidade vivida no quotidiano, feita de passos pequenos e simples.

Agora começa uma grande aventura: ser de Jesus e viver de modo salesiano até ao último respiro, pela salvação dos jovens principalmente dos mais pobres: Da mihi animas coetera Tolle.

Ir. Diana Arrobas, 2020