Sempre a caminho…


O tempo que nos é proposto viver é um convite a colocar-nos numa atitude constante de caminhada.

Em tantos contextos em que vivemos, organizam-se caminhadas de solidariedade, caminhadas para ajudar a uma saudável e boa forma física e mental, caminhadas para estabelecer relações mais humanas e conhecer novas pessoas, caminhadas de reflexão espiritual, etc….

Entrar na Quaresma, é predispormo-nos a caminhar, a partir do ponto em que nos encontramos para chegar ao lugar da experiência do encontro com Jesus Cristo, passando pela sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Somos convidados a passar pelo deserto, para nos purificar através do jejum, da penitência e da oração.

Diz-nos o Papa Francisco na mensagem para a Quaresma, que o jejum permite-nos experimentar o que sentem quantos não possuem o mínimo necessário para viver. O jejum desperta-nos, torna-nos mais atentos a Deus e ao próximo, reanima a vontade de obedecer a Deus, o Único que sacia a nossa fome.

Viver a Quaresma é colocar-nos numa atitude de caminhada durante quarentas dias! Predispormo-nos a caminhar, a sair de nós mesmos para colocar o outro no centro da nossa vida e missão, na entrega quotidiana e no serviço incondicional aos outros. Quaresma é um convite à conversão: Converte-te e acredita no Evangelho.

O tempo da Quaresma, convida-nos a cuidar mais da nossa oração pessoal e comunitária, a dar tempo a Deus, deixar-nos habitar pela força do Espírito Santo, que renova todas as coisas em nós e nos outros.

É tempo para meditar mais na Palavra de Deus, escutar a voz de Deus que nos fala através das Escrituras.

Boa caminhada quaresmal!

%d bloggers like this: