Peregrinação dos Símbolos da JMJ nas Dioceses de Portugal


A partir de novembro de 2021, inicia-se, em Portugal, a Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que se irá estender até julho de 2023.

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora, confiados pelo Papa São João Paulo II aos jovens de todo o mundo, vão estar um mês em cada diocese, a começar pelo Algarve e a terminar em Lisboa, para cumprir o objetivo do Papa São João Paulo II quando confiou a Cruz aos jovens: “carreguem-na pelo mundo fora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade”.

A peregrinação dos símbolos pelas dioceses espanholas termina a 29 de outubro, dia em que os jovens de Espanha os entregam aos jovens de Portugal, numa travessia simbólica do rio Guadiana, ao fim do dia.

Para o Padre Filipe Diniz, diretor do DNPJ, a peregrinação dos símbolos “convoca os jovens para a Pessoa de Cristo, para um modo de vida que mudou a História, há dois mil anos, e quer ser caminho para um mundo mais fraterno, mais justo, pacífico e ecológico”.

A Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude é, assim, um convite dirigido a todos os jovens para participarem, entre os dias 1 e 6 de agosto, na Jornada Mundial da Juventude 2023 em Lisboa.