Bento XVI: “Levar o Evangelho através da Internet”*


As novas tecnologias, explicou o Papa, mudaram o modo com o qual as informações são divulgadas no mundo, “o modo com o qual as pessoas se comunicam e se relacionam uns com os outros”. Por isso Bento XVI encorajou quem tem acesso ao ciberespaço a “estar atento em manter e promover uma cultura de respeito, de diálogo e de autêntica amizade, na qual os valores da verdade, da harmonia e do entendimento podem florescer”.

Enfim o Papa fez um apelo aos jovens a fim de que testemunhem a sua fé no mundo digital. “Empreguem essas novas tecnologias para difundir o Evangelho – disse – de modo que a Boa Nova do amor infinito de Deus por todas as pessoas poderá ressoar em novas formas, neste nosso mundo sempre mais tecnológico”. Nesta quinta-feira, surge na internet www.Pope2you.net, uma iniciativa do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais que, através dos novos meios de comunicação, como o Facebook, permite aproximar os jovens da mensagem de Bento XVI.

O arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do dicastério vaticano explicou que este projeto surge pela decisão do Papa de dirigir neste ano sua mensagem por ocasião da Jornada Mundial para as Comunicações Sociais (24 de maio) à “geração digital”.
“Pensamos em utilizar as novas tecnologias para que esta mensagem seja mais conhecida e difundida pelos jovens e, por isso, pensamos que era interessante ter um site com um lema juvenil: ‘Pope2You’, ‘O Papa para você’”, afirma o prelado italiano.
Com um aplicativo do Facebook “os jovens, através deste site, podem enviar cartões virtuais aos amigos, cartões com uma imagem simpática do Papa, com uma frase tirada de seus discursos”, explica Celli. “É uma maneira para difundir valores em que cremos. Nós esperamos que os jovens saibam aproveitar este meio para fazer que a mensagem do Evangelho seja conhecida pelos jovens do mundo de hoje. Esta é a razão deste site”, assegura. O site web oferece um wiki sobre a visão que o Papa tem das comunicações sociais, realizado pela Sala para as Comunicações Sociais da Conferência Episcopal Italiana. É “um instrumento para que um jovem possa aprofundar no texto da mensagem do Papa, feito de uma maneira juvenil mais adaptada”, acrescenta Celli. Outra novidade é o emprego do Iphone para receber as imagens do Papa e suas palavras.

Pope2You permite um acesso ao canal vaticano do YouTube; não uma novidade, mas uma nova janela a esta experiência de contato com a palavra do Papa, que estão realizando os milhões de usuários desta rede de vídeos.
Dom Paul Tighe, secretário do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, explicou que Pope2You  quer falar a linguagem dos jovens, da interatividade e do gosto por compartilhar. Com esta iniciativa, acrescenta, procura-se “criar novas formas de relação com a juventude”, pois “o Papa quer falar aos jovens para levar-lhes a mensagem da esperança e da alegria”.
H2ONews y Zenit

*Fonte: Instituto Filhas de Maria Auxiliadora – Geral

Últimas notícias

%d bloggers like this: