Momento conclusivo CIEP


oração conclusiva CIEP

Todas as comunidades das Filhas de Maria Auxiliadora de Espanha e Portugal, hoje, 5 de setembro, tínhamos  uma marcação: estávamos convocadas para celebrar juntas uma oração para encerrar, em ação de graças, o caminho de 30 anos da Conferência interinspetorial de Espanha e Portugal (CIEP). Agradecimento por tantos bens ao longo destes anos, por tantos sinais da presença de Deus; harmónica fraternidade na vivência do Carisma e na vida partilhada.

Em comunidade

Às 19.30, hora peninsular espanhola, começava esta celebração com o salmo 91, “ensina-nos a contar os nossos anos” e a narração evangélica do encontro de Jesus com a samaritana. Escutámos a saudação da Ir. Mª Luisa Miranda, Conselheira geral referente para a CIEP, convidando-nos a refletir sobre a categoria do“tempo” como um dom para viver e não para consumir, um dom para agradecer e não para encher de coisas a fazer, um tempo para dar sentido à vida. Um tempo que para Espanha e Portugal – afirmou a Ir. Mª Luisa – neste momento não é um momento de encerramento mas um tempo que chegou à sua maturidade para reempreender um novo caminho.

Após a sua saudação, vimos  um vídeo-resumo destes anos com o testemunho de algumas Irmãs que nestes anos de CIEP assumiram o serviço de animação e governo. Palavras e imagens, retalhos de memória de um lindo caminho percorrido em sincera fraternidade.

A Ir. Rosa Cândida Gomes e Ir. Maria do Rosario Garcia, atuais provinciais de Portugal e Espanha, quiseram tornar-se presentes a todas as comunidades com as suas palavras.

Não é hora de fechar uma porta mas um chamamento para alargar o olhar em direção a horizontes mais amplos, recordou a provincial portuguesa. Somos como gota de água no oceano do Instituto, uma gota que cai e fecunda tudo ao seu redor. O nascimento da nova conferência europeia supõe intensificar a nossa comunhão,  abertas à realidade e atentas aos jovens mais frágeis.

Por seu lado, a Ir. Maria do Rosario agradeceu à Madre Geral e às conselheiras  referentes a sua presença oportuna capaz de iluminar o caminho ao longo destes anos. Lembrou a CIEP como um espaço precioso e incrivelmente fraterno e que neste momento damos este passo convencidas que juntas encontraremos caminhos mais oportunos. Sabemos –afirmou – que juntas teremos que responder aos grandes desafios do mundo atual, que juntas poderemos percorrer um caminho de resposta, juntas poderemos dar respostas de qualidade e enfrentamos este caminho com  muita esperança acolhendo a entrega: A ti as confio.

Damos assim por concluído o caminho feito juntas, encomendando a Maria o início da nova conferência interinspetorial do Médio Oriente e Europa. Maria continua a indicar-nos os caminhos de santidade a percorrer juntamente com os jovens.