Jornada Mundial da Juventude – Madrid 2011: firmes na fé, renovados no amor e no testemunho de Jesus Cristo!


Vivemos nos passados dias 16 a 21 de Agosto uma aventura inesquecível e incomparável. Rumo a Madrid com motivações, talvez diferentes, podemos com um só coração viver a unidade da Igreja Universal e jovem que se dirigiu a esta cidade para manifestar a sua fé em Jesus Cristo e o amor ao Seu vigário, o Santo Padre Bento XVI.

Foram dias de verdadeiro encontro com a cidade e a população de Madrid, com os jovens de todo o mundo, com a Igreja universal e sobretudo com Deus presente na vida de todos. Um tempo de graça que permitiu reforçar e manifestar com mais entusiasmo a nossa fé. Um tempo cheio de actividades e propostas religiosas e culturais que não nos deixaram um minuto de aborrecimento, mas encheram os nossos corações de experiencias significativas que nutriram o nosso ser cristãos.

Vivemos uma aventura bastante completa, onde nem a natureza “ficou calada”. Nos momentos climatéricos mais conturbados, a fé concretizou-se na oração sincera e comunitária e na união física (de mãos dadas) que nos permitiu, durante a tempestade que antecipou a vigília do dia 20 em Quatro Vientos, ficar com os pés na terra e o coração no céu.

Foi bonito, ver mais uma vez que os jovens cristãos existem, que a igreja universal jovem é uma realidade e que Jesus Cristo continua a transformar a vida daqueles que o procuram, mesmo daqueles que o fazem inconscientemente. Ele está vivo e nestes dias podemos participar de forma íntima da Sua Ressurreição.

As catequeses com os Bispos, em diversos idiomas, propuseram um itinerário muito significativo, principalmente nos temas firmes na fé e testemunhas de Jesus Cristo, e o encontro com os Bispos Portugueses foi extremamente acolhedor e deixou nos jovens a convicção de proximidade dos pastores da igreja local.

Encantadores foram igualmente o Fórum do MJS e a Festa do MJS na comunidade dos Salesianos de Atocha. A Madre Yvonne encantou os cerca de 10000 participantes com a sua mensagem maternal, cheia de esperança e fogo no coração – Jesus Cristo é a fonte da Vida. O Reitor Maior, Dom Pascoal Chavez, lançou uma vez mais o apelo à santidade, a beleza e o encanto de um caminho de autêntico seguimento de Cristo, vivido em liberdade e coragem, num mundo onde as testemunhas do Senhor Ressuscitado são o mais belo discurso. A seguir ao momento de adoração eucarística vivido no profundo silencia que só a contemplação explica, continuou a festa na alegria e música de várias nacionalidades, sempre ao ritmo da afinadíssima Banda de Poiares que encantou os presentes.

A presença paterna do nosso Santo Padre Bento XVI foi o grande testemunho deste encontro. As suas palavras encorajaram-nos a mostrar com a nossa vida o que significa ser cristão: ter encontrado Jesus Cristo. É ele o primeiro a fazê-lo! Com o seu exemplo sentimo-nos impelidos a dizer pelas ruas de Madrid, e agora por aquelas da nossa cidade que “encontramos o Senhor” e a que a vida só tem sentido quando vivemos enraizados Nele, firmes na nossa Fé.

A nossa gratidão não consegue ficar presa nas pobres palavras que temos: Um obrigada aos jovens que estiveram connosco, que nos testemunharam a beleza da entrega ao Senhor pela sua salvação; um obrigada à nossa Província que nos proporcionou estar neste maravilhoso evento; o agradecimento a cada irmã que nos acompanhou com a sua oração e entrega no dia a dia; um agradecimento aos responsáveis da Pastoral Juvenil Nacional SDB e FMA – Pe. José Aníbal e Ir. Fernanda Luz, que com muito empenho, sacrifício e dedicação foram preparando atempadamente o caminho dos participantes neste evento e connosco calcorrearam Madrid no itinerário das jornadas, sempre com muito carinho e atenção a que nada faltasse a ninguém. Uma última palavra de gratidão aos irmãos Salesianos de Estrecho que tão bem nos acolheram no Colégio! Que o Senhor faça frutificar as graças que recebemos e suscite especialmente no coração dos jovens o desejo de serem santos e de fazerem da sua vida uma vocação feliz!

Linda Vieira e Alzira Sousa

%d bloggers like this: