Festa da Gratidão: 150 anos a Brilhar com Maín


No dia 30 de abril, no ano de graça da comemoração dos 150 anos da fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, a Inspetoria Nossa Senhora de Fátima – Portugal celebrou a Festa da Gratidão Provincial, realizada no Externato Nossa Senhora do Rosário, em Cascais.

A Festa, que quis ser expressão de gratidão a Deus pela colaboração de tantas pessoas na transmissão do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello, iniciou-se às 11h com a Eucaristia presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes (SDB), em nome do Sr. Cardeal Patriarca. Contou, ainda, com a presença do Provincial SDB, Pe. José Aníbal Mendonça.

A celebração prolongou-se durante a tarde, seguindo-se um almoço partilhado em ambiente de família e alegria, cuidadosamente preparado com o empenho de muitos colaboradores. Pelas 14h, deu-se início à Gala da Gratidão: 150 anos a brilhar com Maín, uma festa de louvor e ação de graças pela “luz” que o carisma salesiano tem deixado em Portugal através da vida e missão das Filhas de Maria Auxiliadora e Comunidades Educativas.

Organizado e coordenado por uma equipa de jovens e FMA da Comissão da Pastoral Juvenil e Comunicação, a Gala da Gratidão contou com o contributo e empenho de cada Casa da Província portuguesa, responsável por preparar um momento em palco: música, dança, teatro, vídeo e testemunhos encheram de Luz os corações de todos os presentes.

Cada atuação teve como intuito homenagear um grupo da Comunidade Educativa que colabora na missão das Irmãs Salesianas: comunidade local, benfeitores, catequistas, educadores, antigos alunos, pais, alunos, professores, Família Salesiana e FMA. A alegria e louvor pelos pontos de luz que, ao longo de 150 anos, têm iluminado e tocado a vida de tantas crianças, jovens e famílias é sinal de enorme gratidão a Deus.

Para dar ainda mais brilho à Festa, a Ir. Rosa Cândida Gomes, Provincial, deixou-nos algumas palavras: “Viver este momento, inserido na celebração dos 150 anos da fundação do Instituto das FMA é uma grande alegria, uma alegria que se intensifica pela vossa presença. Estarmos todos juntos, depois de um longo tempo de dificuldades, é motivo de gratidão. Foram tantas as estrelas a brilhar que vieram trazer a cada um de nós um significado mais profundo que nos ajuda a viver e a fazer com que o carisma salesiano cresça cada vez mais, tenha mais vida em cada um de nós.”

Antes de concluir, deixou um desafio aos jovens: “Não tenhamos medo de dizer Sim a Jesus quando Ele bater à nossa porta, porque o Seu Amor é tão grande que nos dá esta força e vontade de sermos mais dEle, de nos entregarmos aos outros.”