“Faz-te ao Largo …”


No dia 19 de Dezembro, pelas 15.00 horas rumei à Costa Nova para o “Faz-te ao Largo”, encontro promovido pelo Itinerário Espiritual Jovem desenvolvido pela Diocese de Aveiro.

Estava ansiosa pois não sabia muito bem o que se iria passar, qual seria a ordem de trabalhos. Ao entrar, reparei imediatamente que as pessoas que iriam estar comigo já se conheciam bem. Eu também conhecia uma delas. O grupo era relativamente pequeno e portanto podemos falar sempre todos sobre as nossas atitudes e opiniões em Cristo e para Cristo. O que me trazia ali era uma falta que sentia na relação com Ele, não sabia bem como estava, sentia-me meio-perdida. Não era que não tivesse fé, estava a precisar de “colo”, de aprofundar a minha Fé e saber o que Ele esperava de mim

O encontro foi informal e apesar de eu não ter uma caminhada tão longa como a dos outros elementos senti-me bastante integrada e aproveitei ao máximo cada momento. Uma das coisas que nos foi proposta e que apreciei bastante foi o facto de nos entregarem um diário, tipo “diário de bordo”, onde deveríamos escrever as nossas reflexões, conversas com Ele, etc. Tivemos oportunidade de partilhar experiências, ouvir testemunhos de vocação e reflectir em conjunto. É importante realçar que o lugar escolhido para este encontro foi óptimo, quer pela sua localização geográfica (está pertíssimo do mar) quer pelo conforto e acolhimento com que fomos recebidos. É o Centro de Espiritualidade Jean Gailhac, das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (RSCM).

Neste encontro olhei para a minha vida, tive um encontro pessoal e consciente com Cristo. Fui capaz de parar e reflectir sobre o caminho que pretendo seguir e, no final do encontro poder dizer com confiança, “Aqui estou eu para TI, Deus”. Percebi que este é de facto o meu caminho. É nEle que quero caminhar, portanto, comprometi-me a aprofundar a minha Fé através da oração e ajudar o irmão, que também precise de se encontrar na relação com Ele. Ser bengala de quem necessita encontrar-se.

O Itinerário Espiritual Jovem terminou em Recardães, Águeda, num convívio de festa e partilha dos quatro momentos deste itinerário, C_Radical, Nascer de Novo, Convívio Fraterno e Faz-te ao Largo. O bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, esteve também presente e realçou a importância destas actividades no crescimento da Fé, da partilha e conhecimento de Deus, que vem ao nosso encontro.

 

Eliana Gonçalves – Grupo MJS

Últimas notícias

%d bloggers like this: