Consagrados para evangelizar


Decorreu em Fátima, nos dias 22 a 25 de fevereiro a semana de estudos da Vida Consagrada. Perante a assembleia de 800 elementos, predominantemente femininos, passaram vários oradores que muito contribuíram para a riqueza destes dias. O tema “Consagrados para evangelizar” não podia ser mais oportuno e mais revitalizador. Nos tempos que correm e cujas características são por demais conhecidas, é urgente reflexões deste género. A sociedade na qual estamos inseridos, exige dos religiosos autenticidade e coerência no testemunho de vida radical.

Os apelos do Papa Francisco foram o leit-motif destes dias, ouvidos e repetidos em todos os tons. As questões colocadas à consideração, estudo e oração foram as seguintes: Quem evangeliza? A quem evangelizar? Com quem evangelizar? Como evangelizar?

Os oradores apresentaram argumentos bem estruturados e fundamentados, contribuindo para a boa receptividade por parte do auditório.

Desde a importância do evangelizador, sua vida e testemunho, à transmissão da mensagem cristã, à atenção aos destinatários da mesma, tudo foi analisado e refletido. Há que ter muita atenção aos tempos e lugares em que estamos inseridos e sermos resposta para necessidades reais e locais.   

Ana Carvalho, fma

Últimas notícias