Capítulo Geral XXIV


O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora vive um tempo de graça: o seu vigésimo quarto Capítulo Geral que terá como tema: “Fazei tudo aquilo que Ele vos disser” (Jo 2,5). Comunidades geradoras de vida no coração da contemporaneidade.

Acompanhamos os trabalhos com a nossa oração incessante e pedimos ao Espírito que  faça entrar todas as comunidades educativas neste caminho capitular.

Representam a nossa Província, neste evento, a Ir. Rosa Cândida Gomes, nossa Provincial, e a Ir. Maria das Dores Rodrigues, delegada eleita pela Província.

Aceitemos todos o convite de Nossa Senhora e procuremos, neste ano letivo e pastoral que começa, escutar e fazer o que Jesus nos disser!

Bom recomeço da missão educativa! Bom Capítulo Geral.

____________________________________________________________________________

.

As palavras da Irmã Delfina sobre este Capítulo Geral:

Todas sabemos que é um tempo forte de procura da vontade Deus. Mas este Capítulo XXIV tão convocado, anunciado e trabalhado tem de ser especial. E então com a pandemia a servir de muro de resistência, e ainda assim a modos de amedrontado, cada capitular confinada e quando apresentada, suponho, cuidadosa e distanciada. É o Capítulo dos nossos tempos, remoído na oração, na prestação de todas nós, acrescido com a exuberância da ansiedade dominante. Só peço ao Senhor e Divino Espírito Santo que sopra onde quer, o faça vigorosamente em todas as capitulares arredando qualquer dúvida e atraindo-as para toda a comunhão na reflexão.

“Effatà”! Bradava Jesus no Evangelho do último domingo, para que o surdo ouvisse. E comentava muito providencialmente o Papa Francisco que existe também a surdez interior, a surdez do coração, pior que a física.

A melhor medicina para esta doença é escutar – disse – porque Jesus, quando lhe perguntaram qual era o primeiro mandamento não o verbalizou logo de imediato, mas apelou “Escuta, Israel”.

O nosso pensamento apressado já está em Nazaré, na esposa do carpinteiro José, Maria, que por ser de ouvido finíssimo para o alto, a Virgem, soube escutar e acolher a Deus. Ela está certamente no nosso Capítulo, a nossa Auxiliadora acolha e faça frutificar a presença de todas as capitulares e vá consolidando todas as preces das FMA que ficaram na retaguarda.

Delfina da Silva, FMA

______________________________________________________________________________

“Para vós, Filhas de Maria Auxiliadora, nós jovens devemos continuar a ser a chave para a vossa existência. Uma missão que se baseia na oração e dedicação e é o que deve continuar a mantê-la viva para receber este espírito de alegria e esperança que vós dais aos jovens e que é um pilar fundamental. Para um jovem, uma casa salesiana é e deverá ser sempre a sua casa; especialmente em tempos de dificuldade. Vamos continuar a trabalhar juntos na educação integral que se recebe em todos os ambientes educativos a partir da proximidade e da confiança, na qual os jovens se sentem amados e acolhidos.”

Pablo Osorio – do MJS ao CGXXIV