Tema Pastoral 2017 – 2018


Breve explicação...

A silhueta do mundo em marca de água tem o significado de que não devemos dar destaque ao óbvio (mundo) mas sim fazer salientar os elementos que a sobrepõem. As linhas que formam o mundo pretendem dar a ideia de movimento, de transformação, de que nada está parado, que está em constante mudança e que nós fazemos parte das mudanças que queremos na nossa vida.

A imagem de Nossa Senhora lembra-nos que Ela é a nossa guia no caminho que percorremos.

O labirinto entre os arcos verdes e azul indica-nos um caminho (por vezes difícil) para chegar ao mais importante. Os três círculos que desenham essa caminhada representam as várias etapas que nos levam sempre ao centro. As várias tonalidades nas cores dos círculos simbolizam os vários aspetos que precisamos para o caminho: como fé, coragem e esperança. Os pontos de sobreposição das cores nos círculos simbolizam a entreajuda: o “dar a mão”, a “palavra ao ouvido”, a cooperação, o encontro com o outro e com Jesus, baseado na ideia de cuidar das pessoas e da Casa Comum.

A estrela por cima de Nossa Senhora diz-nos que é Ela a “estrela que nos guia”. A estrela central recorda-nos que Deus é o centro, o mais importante. Toda a centralidade do logótipo transmite que fazemos parte de um todo, de um mesmo carisma.