Símbolos da JMJ na Diocese do Porto – Centro Juvenil de Arcozelo


Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude – a Cruz peregrina e o Ícone mariano “Salus Populi Romani” – chegaram de barco à Ribeira do Porto no dia 1 de outubro. As margens do rio Douro encheram-se de pessoas de todas as idades para acolher os símbolos, que percorreram as ruas até ao Terreiro da Sé para uma Vigília de oração na qual participou um grupo do Centro Juvenil de Arcozelo, do Externato Nossa Senhora de Fátima.

Neste dia iniciou-se a peregrinação dos símbolos pelas 22 vigararias da diocese.

Na vigararia à qual pertence o Externato Nossa Senhora de Fátima – Gaia Sul – os símbolos chegaram a 4 de outubro. Nesse dia realizou-se uma caminhada e vigília de oração: desde os bombeiros voluntários da Aguda até ao Senhor da Pedra. Uma grande multidão de pessoas acompanhou os símbolos, transportados por diversas associações até à praia do Senhor da Pedra. Neste lugar, entre o murmúrio do mar e a noite húmida, fez-se uma vigília presidida pelo Sr. Bispo Auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares.

Após este momento orante e de adoração, os símbolos foram levados por grupos pertencentes a paróquias da vigararia, parando no Externato Nossa Senhora de Fátima, onde o Centro Juvenil desenvolve as suas atividades. Antes da entrada dos símbolos na nossa casa, os jovens do centro juvenil transportaram-nos e colocaram-nos num lugar de destaque. Os símbolos foram recebidos com alegria (música, fogo de artifício) e fez-se um acolhimento aos grupos que vinham na caminhada.

A receção aos símbolos no nosso espaço foi de uma alegria imensa. Que graça tão grande ter os símbolos na nossa casa e que felicidade a dos nossos jovens em acolhê-los. Abraçar a cruz que nos salva e acolher a Mãe que nos ensina a abraçar a cruz de seu Filho, sem medo e com coragem, na certeza que dar a vida com Cristo torna a nossa fé mais robusta e a nossa vida mais fecunda.