Comunidades geradoras de vida no coração da contemporaneidade
Esta é a palavra de Deus proposta à nossa reflexão e como ponto de partida para aprofundamento do tema de preparação para o Capitular Geral XXIV do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora- “Comunidades geradoras de vida no coração da contemporaneidade”.
Como nas Bodas de Caná, (Jo 2, 1-12), «Maria ensina-nos a ter um olhar educativo, aberto à realidade, a intuir as necessidades dos jovens de hoje e a considerá-los interlocutores. Ela educa-nos à escuta obediente de Jesus que, com o Seu Espírito, regenera as nossas comunidades, realizando o milagre do vinho novo para alegria de todos.
Ressoam em nós as palavras ditas por Jesus a Joãozinho Bosco: «Eu dar-te-ei a Mestra» e o empenho acolhido por Maria Domingas Mazzarello: «A ti as confio».
Chamadas à centralidade da nossa fé em Jesus Cristo, na busca do essencial e abertas às necessidades dos jovens.
Como nos diz a carta convocatória: «O homem contemporâneo é aquele que, mesmo percebendo a escuridão do presente, é capaz de captar a sua luz, interpretar o seu próprio tempo, colocando-o em relação com o passado, ler de forma inédita a história e o valor, transformá-lo de Kronos, tempo da finitude, em Kairós, tempo de salvação, aberto às surpresas de Deus. Ter consciência do momento em que somos chamadas a “estar presente” é condição para a nossa missão».
O tema situa-se no caminho de preparação para o 150º aniversário da fundação do Instituto (1872-2022). Gratas a Deus e a Maria Auxiliadora pela grande história que vivemos como FMA até ao presente, sentimos o desejo de reavivar a riqueza vocacional do nosso carisma, para sermos mais significativas e contagiosas nos diferentes contextos do mundo de hoje.
“O evento capitular assinala o caminho do Instituto para a celebração do 150º aniversário da fundação. Viveremos juntos três anos de graça e renovação: em 2019 preparamos o CGXXIV, em 2020 celebramo-lo e 2021 atualizamo-lo nas comunidades». (Da carta convocatória para o Capítulo geral XXIV, enviada pela Superiora Geral: Madre Yvonne Reungoat) ˰