Salesianos de Dom Bosco


????????????????????????????????????

Salesianos de Dom Bosco (SDB)

Os Salesianos de Dom Bosco (SDB) são uma Congregação fundada por S. João Bosco no dia 18 de Dezembro de 1859 em Turim, cidade à época marcada por profundas mudanças sociais e políticas. O nome oficial da Congregação é Sociedade de S. Francisco de Sales, o santo escolhido por Dom Bosco pela sua amabilidade e paixão evangelizadora.

A missão dos Salesianos de Dom Bosco é desenvolvida em três direções específicas: juvenil, através da obra educativa dirigida aos jovens, sobretudo pobres e abandonados; popular, através da obra pastoral em ambientes populares; e missionária, em vista do anúncio do Evangelho.

 

AS ORIGENS – Oratório

Sobretudo a partir de 8 de Dezembro de 1841, o P. João Bosco, (ordenado em Junho do mesmo ano) começa a recolher e a educar os jovens mais abandonados e a convidar os que estavam na prisão para que, quando saíssem, se dirigissem ao Oratório. Assim se chamava o lugar onde aquele sacerdote reunia, divertia, educava e ensinava os jovens a redescobrir a dignidade da própria vida como filhos de Deus. O Oratório era uma realidade onde podiam encontrar campos para jogar, salas e oficinas, dormitório e refeitório para os alunos internos e, claro, uma Igreja para as orações, o canto e a catequese.

AS ORIGENS – Primeiro Grupo

Depois de ter pedido a colaboração de outros sacerdotes, professores e mestres adultos, é de entre os jovens do próprio Oratório que surgem os primeiros 17 salesianos assim distribuídos: um sacerdote, 15 seminaristas, um estudante. É com estes 17 salesianos que Dom Bosco forma a “Pia Sociedade de S. Francisco de Sales”.
No dia 2 de Fevereiro de 1860 é aceite como salesiano leigo o primeiro “coadjutor” (noutras congregações designado como “irmão”).
Os salesianos, vivem em comunidades religiosas apostólicas e têm um lugar nuclear na Família Salesiana.
S. João Bosco escolheu e modelou as primeiras gerações de salesianos, partilhou e guiou a sua experiência, escreveu a primeira regra de vida salesiana, trabalhou no meio deles e com eles na missão, no espírito e no método salesiano.
À data da sua morte (31 de Janeiro de 1888) os salesianos eram já 773; 276 noviços, em 57 casas agrupadas em 6 províncias. Estavam já presentes em 5 países da Europa e em 5 da América.

Sabe mais em: https://www.salesianos.pt/