No dia 24 de outubro, concluiu-se o Capítulo Geral XXIV do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, que decorreu entre 12 de setembro e 24 de outubro de 2021 e teve como tema “Fazei tudo aquilo que Ele vos disser” (Jo 2,5). Comunidades geradoras de vida no coração da contemporaneidade.
No dia 22, perto do término deste tempo de reflexão sobre a “fecundidade vocacional do Instituto“, as Capitulares receberam o extraordinário dom da presença do Papa Francisco que encorajou o serviço realizado pelas FMA em todo o mundo, especialmente no atual contexto de fragilidade e tensão, e sublinhou a necessidade da fidelidade criativa ao carisma, renovando-o para que “exprima a sua vitalidade no hoje.”
“Sede comunidades geradoras, «mulheres de esperança». Vós o fareis a partir da identidade salesiana, com o estilo salesiano: especialmente a escuta, a presença ativa, o amor aos jovens.” – Papa Francisco.
As palavras de agradecimento da Madre Geral, Irmã Chiara Cazzuola, e a Eucaristia de louvor e ação de graças presidida pelo D. Ángel Fernández Artime, 10º sucessor de D. Bosco, deram fim ao Capítulo Geral XXIV.
“Somos chamadas a viver a vida como vocação e a redescobrir o carisma salesiano em todo o seu dinamismo missionário apostólico. Maria, que caminha nesta casa e em todas as casas do Instituto, ajudar-nos-á a não esquecer a graça das origens, a humildade e a pequenez dos primórdios que tornaram transparente a ação de Deus na vida de muitas irmãs.” – Madre Chiara
Foi, verdadeiramente, um tempo de graça e abundância do Espírito Santo.
Agora é tempo de celebrar o casamento do serviço fraterno, humano e solidário, ouvindo os jovens, a realidade e a Palavra, para fazer, como Maria, «o que Ele nos disser»!