Celebrar D. Bosco é reafirmar como Família Salesiana, a nossa fé e esperança em Deus que nos ama e nos confia uma missão específica na Igreja e no mundo. É anunciar o Evangelho de Jesus a todos os jovens e pessoas que o Senhor nos coloca na nossa vida e missão. Somos herdeiros de um carisma de um grande sonhador, que acreditou e confiou!
Como D. Bosco, somos chamados hoje a sonhar e abrir o nosso coração a grandes horizontes. A olhar para o mundo e para a realidade juvenil com esperança. É ajudá-los a encontrar a verdadeira felicidade que só Jesus pode oferecer! É convite a escutar e a dispor-se a caminhar juntos no anúncio e na partilha de vida, abraçar com fé e coragem os grandes desafios de hoje e com todas as consequências deste tempo de pandemia. É acolher as dificuldades como oportunidades para crescer no amor e na santidade.
O Lema do Reitor Mor, Don Ángel Fernández Artime, 10° sucessor de Don Bosco, é um apelo forte à esperança. Movidos pela esperança: «Eis que faço novas todas as coisas» (Ap. 21,5)
É com alegria e esperança que desejo a cada Filha de Maria Auxiliadora, a toda a Família salesiana e a todos os jovens uma linda festa de São João Bosco vivida no coração e partilhada pelas redes sociais, nesta hora de confinamento nacional, porque estar confinado não nos pode roubar a alegria de viver. Viva D. Bosco!