Quando começa o ADS? Quando começa o MJS?
Perguntas que ressoam nos nossos ouvidos como início de uma bela melodia. Após um longo período sem nos vermos, quando a distância foi durante muito tempo o «pão nosso de cada dia», o reencontro, mesmo com distanciamento físico, é sempre uma maravilha.
As inscrições começaram com os mais velhos e recrutaram-se novos elementos do 5º ano. E no dia em se comemora Madre Mazzarello, deu-se início aos encontros e atividades do MJS. Todos convocados, juntamo-nos na porta do ginásio e entramos ao som do hino do MJS. Rapidamente os novos elementos aprenderam os gestos… Somos MJS… Somos MJS… com D. Bosco na alegria, Somos MJS…
Respeitando as normas do distanciamento, formaram-se os grupos do 5.º e 6.º ano, do 7.º e 8.º ano. Uma saudação inicial e palavras de encorajamento, para continuarmos este caminho juntos. Somos MOVIMENTO que pretende ser uma presença que marca pela diferença, que não quer ficar parado diante das situações e necessidades das pessoas; JUVENIL porque é este o nosso rosto, a nossa presença o nosso modo de estar e de ser entre as pessoas; SALESIANO porque seguimos Jesus, Maria, D. Bosco, Madre Mazzarello, apostando na santidade.
As animadoras Joana e Inês animaram uma atividade ligada ao tema da pastoral, em que os nossos jovens tinham de adivinhar outras palavras relacionadas com a palavra ESCUTA e descobriram-se as palavras: DISPONIBILIDADE, SILÊNCIO, COMPREENSÃO, JESUS, EMPATIA, AMIZADE. Palavras que queremos se tornem ações no dia a dia.
Tudo isto para cantarmos à vida com alegria, com o nosso serviço aos outros e com o dinamismo juvenil.
Terminamos o nosso primeiro encontro com um momento de oração e um pequenino lanche.
Que bom o reencontro… que bom olharmo-nos nos olhos… que bom a alegria… que bom o entusiasmo… que bom a vida de cada um.
SOMOS MJS