Irmã Maria Deolinda dos Santos Teixeira
A Superiora geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, nomeou Provincial das FMA de Portugal para o sexénio 2023-2029 a Irmã Maria Deolinda dos Santos Teixeira. Assumirá esta missão, substituindo a Irmã Rosa Cândida Correia da Lage Gomes, após a realização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
A Irmã Deolinda dos Santos Teixeira é natural de Cujó, Castro Daire, distrito de Viseu e diocese de Lamego. Conheceu as Filhas de Maria Auxiliadora através do salesiano Padre Álvaro Gomes que a questionou sobre a vocação e lhe deu a conhecer as FMA e respetiva missão educativa. Após alguns encontros vocacionais, decidiu entrar no aspirantado no Monte Estoril no dia 24 de setembro de 1985. Prosseguiu a sua formação tendo feito o primeiro ano de noviciado no Monte Estoril e o segundo em Sevilha – Espanha. Fez a primeira Profissão Religiosa a 05 de agosto de 1989 no Monte Estoril, o primeiro ano de Juniorado em Turim- Itália e a Profissão religiosa em Perpétuo a 05 de agosto de 1995 no Monte Estoril.
A Irmã Deolinda é licenciada em Matemática pela Universidade de Évora e fez a Pós-Graduação em Administração Social na Universidade Lusíada de Lisboa.
Desenvolveu a sua missão educativa como professora no Colégio Laura Vicunha de Vendas Novas e no Externato Nossa Senhora do Rosário em Cascais. Neste último assumiu a administração e economato e, posteriormente, a direção da casa.
A nível pastoral, dedicou-se à catequese desde os primeiros anos de vida religiosa e foi Delegada Nacional da Pastoral Juvenil das FMA durante alguns anos.
Após quatro triénios como Ecónoma Provincial, a Madre Chiara Cazzuola, como acima foi referido, nomeou-a Provincial da Província Portuguesa de Nossa Senhora de Fátima para o Sexénio 2023-2029 a iniciar após a JMJ Lisboa 2023.
Assumir o timão da Província no contexto atual é, sem dúvida, um grande desafio mas é também expressão de muita fé e confiança.
Queremos manifestar o nosso agradecimento à Ir. Deolinda pela sua disponibilidade e por acreditar na Bondade de Deus e na certeza de que em Maria Auxiliadora tem uma Mãe e Mestra que a conduzirá sempre. Queremos também assegurar-lhe a nossa oração, amizade e colaboração.