Encontro Nacional WYD DON BOSCO 23 reúne cerca de 400 jovens


Nos dias 15 e 16 de outubro realizou-se, nos Salesianos de Lisboa, o Encontro Nacional do WYD DON BOSCO 23, a organização do Movimento Juvenil Salesiano responsável pela convocatória e participação dos jovens dos vários ambientes salesianos de todo o mundo na JMJ Lisboa 2023.

O encontro, que contou com a presença de cerca de 380 jovens de todas as casas salesianas (Filhas de Maria Auxiliadora e Salesianos de Dom Bosco), de norte a sul de Portugal, teve como principal objetivo celebrar o caminho de preparação até à Jornada Mundial da Juventude, que irá decorrer em Lisboa, em agosto de 2023. O encontro “Vamos à JMJ”, coordenado por uma equipa da organização WYDDB23, contou, ainda, com as participações especiais da Ir. Runita Borja, Conselheira Mundial para a Pastoral Juvenil das FMA, a Ir. Lolia Annie, membro do Âmbito para a Pastoral Juvenil das FMA e que acompanha o MJS a nível mundial e o Pe. Jose Lorbeth Vivo, membro do Setor para a Pastoral Juvenil SDB e que acompanha o MJS a nível mundial.

A manhã de sábado, dia 15, foi iniciada com muita festa, oração e um bonito testemunho da Inês Ribeiro, uma jovem animadora que participou na JMJ 2019, no Panamá. Dadas as Boas-Vindas por parte do diretor dos Salesianos de Lisboa, Pe. João Chaves, da Coordenação Nacional do WD DON BOSCO 23, João Fialho, Ir. Alzira Sousa e Pe. Álvaro Lago, e dos convidados especiais, foi tempo de os jovens se levantarem e conhecerem mais sobre a JMJ Lisboa 2023 através da realização de workshops sobre os Santos Patronos. Os workshops – Conhecer a JMJ pela mão dos Patronos foram orientados por elementos pertencentes à Família Salesiana – SDB, FMA, animadores, educadores – e outros convidados que a todos surpreenderam, tais como as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.

Depois do almoço, os jovens escutaram mais um testemunho do João Serra, elemento da equipa de pastoral dos Salesianos do Estoril, que partilhou um pouco do que foi participar em 6 Jornadas Mundiais da Juventude, e foram desafiados a partir para uma peregrinação por Lisboa.

A caminhada, centrada na mensagem do Papa Francisco para a XXXVII JMJ, convidou todos os jovens a meditar sobre a figura de Maria, Mãe de Jesus, e, tomando o Seu exemplo, a partir apressadamente ao encontro de Deus e do outro. Os grupos, divididos pelas Casas de origem, tiveram, assim, a oportunidade de passar pelos locais mais emblemáticos da cidade de Lisboa, tais como a Igreja de S. Domingos, a Sé de Lisboa e o Terreiro do Paço.

Regressados a casa, os jovens tiveram a oportunidade de rezar o terço, jantar e preparar-se para a grande festa da noite, que contou com pequenos concertos de 2 alunas do Musicentro de Lisboa e 4 animadores do Centro Juvenil de Bicesse e Arcozelo, bem como de bonitos testemunhos de participação na JMJ, protagonizados pelo Pe. Ronaldo Pereira, Ir. Diana Arrobas e Pe. Juan Freitas.

A noite foi concluída com uma Vigília de Oração que convidou à reflexão do caminho percorrido por todos os cristãos: o caminho da santidade; e a Boa-Noite da Ir. Runita Borja, que falou de três dimensões fundamentais para a vivência da nossa Espiritualidade Juvenil Salesiana: Alegria, Comunidade e Maria! Durante toda a noite, o Santíssimo Sacramento esteve exposto para adoração, por turnos, dos jovens. 

A manhã de domingo iniciou-se em ambiente de oração e Bom-Dia do Pe. Jose Lorbeth Vivo, que tocou os corações dos jovens com um pouco da história do seu caminho de descoberta vocacional. Contou, ainda, com o bonito testemunho do Bruno Leite, colaborador de pastoral da Fundação Salesianos, que a todos encantou com a sua alegria e palavras de gratidão a Deus pelos dons que Ele nos dá. Os jovens partiram em missão de evangelização, entregando pagelas com a oração da JMJ Lisboa 2023 e procurando dar testemunho de Jesus.

O encontro foi finalizado com uma Eucaristia de Envio, presidida pelo Provincial dos Salesianos, o Pe. José Aníbal Mendonça, e os respetivos agradecimentos pela participação de tantos jovens das diferentes Casas.

Foi verdadeiramente um tempo de Graça e de fortalecimento do Carisma Salesiano que a todos aqueceu o coração. A Jornada Mundial da Juventude 2023 está cada vez mais próxima e queremos, assim, continuar a caminhar juntos!