Assembleia Plenária – Conselho das Conferências Episcopais da Europa


De 23 a 26 de setembro de 2021, está a decorrer na Villa Aurelia, em Roma, a Assembleia Plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que tem como tema geral «CCEE, 50 anos ao serviço da Europa, memória e perspetiva no horizonte de Fratelli tutti». De Portugal participam D. José Ornelas Carvalho e P. Manuel Joaquim Gomes Barbosa, Presidente e Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, respetivamente.

Deu-se início à Assembleia, às 16h, com a celebração eucarística presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, que convidou os cristãos e os pastores na Europa a refletir sobre os comportamentos adotados, a reconstruir o Templo e a dar a ver a beleza do reencontro com Deus aos outros.

“Muitos na Europa pensam que a fé seja algo já visto, que pertence ao passado. Por quê? Porque não viram Jesus em ação nas suas vidas. E muitas vezes não O viram, porque nós não O mostramos suficientemente com as nossas vidas. Pois Deus vê-se nos rostos e nos gestos de homens e mulheres transformados pela Sua presença.”

O dia 24, depois das habituais saudações, prossegue com sessões de trabalho com intervenções do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, e do Cardeal Angelo Bagnasco, Presidente do CCEE, entre outras, com debates em sessões plenárias. De realçar a presença da Doutora Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, que apresentará o tema: «Que espera a Europa da Igreja: análise cultural».

O dia 25 constará do mesmo ritmo de trabalhos do dia anterior, com sessões de trabalho em grupos e em plenário, e várias intervenções, entre elas a de Antonio Tajani, que foi Presidente do Parlamento Europeu, o qual fará uma análise sociopolítica sobre o que a Europa espera da Igreja. Do programa consta ainda a aprovação de relatórios internos do CCEE, um tempo para questões de atualidade e as eleições da nova Presidência do CCEE.

O dia 26 constará da visita ao Palácio Lateranense e saudação do Cardeal Angelo De Donatis, Vigário Geral do Santo Padre para a Diocese de Roma, concluindo-se com a celebração na Basílica de São João Latrão.