“CONVERTEI-VOS, ACREDITAI NO EVANGELHO!”


Ir. rosa_provincial

Quarenta dias acompanhando Jesus no Seu caminho de paixão, morte e ressurreição. Viver este tempo quaresmal impele-nos a caminhar na fé, numa renovação interior e a deixar-nos encontrar por Jesus. Experimentar a grandeza do amor e da presença de Deus que não nos abandona mesmo nos momentos de maior provação como aquele que estamos a viver. Esta pandemia que nos feriu profundamente e continua a tocar a nossa vida, com contágios, mortes, solidão, pobreza, desconforto a todos os níveis, inclusive na educação das nossas crianças e jovens. Jesus chama-nos a renovar a confiança e a esperança n’Ele e na grande família humana, a expressar a nossa proximidade com gestos concretos, com a nossa oração, no cuidado mais atento e aprofundado da Palavra de Deus, na solidariedade em favor dos mais desfavorecidos, daqueles que esperam a nossa caridade fraterna, uma palavra amiga e encorajadora, de confiança, presença que consola, anima e dá esperança a quem vacila.

O Papa na sua mensagem para a quaresma afirma que «no recolhimento e oração silenciosa, a esperança é-nos dada como inspiração e luz interior, que ilumina desafios e opções da nossa missão; por isso mesmo, é fundamental recolhermo-nos para rezar (cf Mt 6, 6) e encontrar, no segredo, o Pai da ternura».

Podemos perguntar: o que preciso de mudar em mim para me converter verdadeiramente a Cristo e à Sua Palavra e possa ser aquilo que Deus sonhou para mim?

Quaresma é caminho a percorrer juntos, a cuidar da nossa vida espiritual para nos configurarmos mais com Cristo, a termos a ousadia de O acolher, anunciar e testemunhar.  

Este tempo que vivemos é o momento propício para nutrir e partilhar a força da esperança, como nos sugere a Estreia de 2021: “cultivadores da esperança, semeando as sementes da confiança, da solidariedade, da Luz de Jesus que brilha nas trevas”.

Sejamos pequenos fachos de luz a iluminar o quotidiano das pessoas que vivem próximas ou distantes, pois a chama do amor não conhece fronteiras.

Desejo a todas as irmãs, Comunidades Educativas, Família Salesiana e jovens, boa caminhada quaresmal.