Santa Maria Mazzarello deixou-nos um testemunho de santidade a transbordar de caridade. A sua relação com as Irmãs era o lugar privilegiado para a praticar e contagiar com simplicidade, na proximidade materna e firme, desejando o melhor para cada uma.
A sua caridade sabia a pureza e autenticidade, sem burocracias, sem fingimentos, nem interesses. Era a caridade aprendida no Evangelho, moldada pelo acompanhamento espiritual, assimilada na fé, alimentada na oração, Reconciliação e Eucaristia.
Maria Mazzarello, desde cedo, aprendeu a amar os que estavam à sua volta, estendendo a mão e abrindo o coração para servir. Descobriu a Fonte da verdadeira caridade: Aquele que nos amou primeiro, nos habita e nos chama a ‘fazer o mesmo em Sua memória’!
Maria Mazzarello vivia enamorada de Jesus! Estar na Sua presença foi a sua lição:“Conservai a união com Deus; permanecei continuamente na Sua presença” (Carta 20, 3).
A Palavra de Deus e Jesus Eucaristia constituíam, a sua força, o seu alimento e a sua alegria.
Madre Mazzarello era de uma caridade autêntica, assinalada pelo respeito, pela coragem da verdade, movida pelo Espírito, fez-se mediação de salvação. O convite de Jesus “Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós” assimilado por Madre Mazzarello tornou-se fonte de Vida, na relação com as Irmãs.
O espírito de Mornese, gerado pela nossa co-Fundadora, brotava de Jesus, Fonte perene que a inundava. Deixou-se conduzir pelo Espírito de Deus vivendo ao jeito dos pobres do Evangelho, como Maria de Nazaré, formando, animando, acompanhando e contagiando, com a Caridade de Cristo, Bom Pastor, as Irmãs e jovens que com ela partilharam os inícios do Instituto.
Queremos, hoje, reavivar o espirito de Mornese entre nós! Como Maria Mazzarello: Viver de Jesus e em Jesus. E o milagre da comunhão acontecerá!
Mª das Dores Rodrigues, fma