No passado dia 17 de julho foi um dia esclarecedor para mim enquanto educadora e fiel devota de Nossa Senhora de Fátima.
Este dia de formação enquadrando-se no centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, com a irmã Ângela (da congregação da Aliança de Santa Maria), natural de Baião, religiosa e médica no hospital de Leiria, que tratou de todo o processo tanto da beatificação da irmã Lúcia, como da canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco, fez-me perceber como de facto a mensagem de Fátima faz Santos.
Olhando só para a biografia dos pequenos pastores consegue-se chegar à mensagem de Nossa Senhora. Existe coerência entre a mensagem de Fátima e a vida dos 3 pastorinhos. Há cem anos atrás houve a conversão destas crianças.
As 3 crianças foram chamadas a serem livres para escolher e elas escolheram Deus e o seu grande amor. E é a experiência do amor que nos configura, e a única coisa que Eles queriam era ama-lo, e contra tudo e contra todos mudaram. Mudaram de tal forma que alcançaram a Santidade.
Jacinta passou a sua vida a tentar ser e a fazer como nosso Senhor. E o Francisco era totalmente focado em Deus…pensava em Nosso Senhor e queria consola-lo na ausência do amor dos Homens.
Assim o mais importante que retive deste dia foi que a mensagem de Fátima é um itinerário pedagógico para percebermos que qualquer um de nós pode ser Santo, desde que consigamos configurar o nosso coração com Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ivone Gomes