Vigiai e caminhai com Maria…


No domingo de 26 de novembro celebramos a grande Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo! Terminamos o Tempo Comum e preparamo-nos para entrarmos no Advento!
Advento, tempo de espera e de esperança para a chegada de Cristo.
Tempo de vigilância, de escuta, de acolhimento, de abertura aos outros, de proximidade de Deus e dos outros.
É necessário estarmos atentos e vigilantes, acolhendo o Senhor que vem, respondendo aos seus desafios, empenhando-nos na construção do “Reino”.
Maria é Aquela que melhor nos poderá ajudar a preparar o Natal! A predispor-nos a fazer caminho para o verdadeiro encontro com Jesus, porque Ela após o anúncio do Anjo Gabriel, não ficou parada a contemplar-se a si mesma e no mistério que nela se realizara. Mas pôs-se a caminho ao encontro dos outros. Percorre um longo caminho, no meio de dificuldades que o próprio caminho apresenta e vai encontrar-se com a sua prima Isabel, levando a mensagem da alegria que transportava no seu seio, o Verbo de Deus, o Salvador, o Messias prometido pelos Profetas. Do encontro brotou o Magnificat! Maria e Isabel cantam de alegria ao Senhor, porque na humildade e na pequenez destas Mulheres, Deus realizou maravilhas!
Com Ela, a Virgem da escuta, da disponibilidade, a Imaculada Conceição, deixemo-nos interpelar por Jesus que vem ter connosco, que nos desinstala dos nossos comodismos e egoísmos, e convida-nos a estarmos vigilantes… O mundo precisa de encontros verdadeiros, que só em Cristo se podem transformar em gestos de paz, solidariedade, serviço autêntico, acolhimento e respeito mútuo, compreensão e compromisso.
Maria Santíssima, Mãe do nosso Salvador, teve a coragem de abraçar o sonho de Deus, pondo a sua juventude e o seu entusiasmo nas mãos d’Ele. Que a sua intercessão nos obtenha a mesma abertura de coração, a prontidão em dizer o nosso «Eis-me aqui» à chamada do Senhor e a alegria de nos pormos a caminho, como Ela (cf. Lc 1, 39), para O anunciar ao mundo inteiro.
Confiamos a Maria todos os jovens, as comunidades educativas, cada Filha de Maria Auxiliadora para que nos deixemos guiar por Maria de Nazaré, que nos toma pela mão, nos envolve no seu amor, nos ajude a caminhar com coragem aos encontros dos outros que suplicam a nossa proximidade e o nosso testemunho de alegria que só Cristo pode dar.
Desejo boa caminhada do Advento, Boa Festa da Solenidade da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal.

Ir. Rosa

%d bloggers like this: