UNICEF / Ludoteca da Galiza


No âmbito da comemoração dos direitos da criança, o comité da ONU, fez recomendações ao governo português e pretendia saber qual a posição das crianças em relação aos seus direitos.

A UNICEF, em colaboração com várias instituições, entre elas a Ludoteca da Galiza, quis ouvir as crianças, as suas perspectivas e opiniões.

Foram realizadas duas sessões, na Ludoteca, e nas outras instituições. Ao total foram ouvidas 64 crianças (8 nossas)  no país inteiro.

No início de Fevereiro, dois dos nossos adolescentes, a Tatiana de 10 anos e o Simão de 12, juntaram-se a grupo de seis outras criança/jovens, para uma reunião na UNICEF Lisboa com vista a preparar a videoconferência com o Comité dos Direitos da Criança em Genebra.

 Foi com muito orgulho que o Simão e a Tatiana representaram as crianças portuguesas, expondo as suas reocupações, ideias e possibilidades de soluções relacionadas com os problemas que passam as crianças portuguesas. Foram abordados temas como adopção, a segurança da criança em casa, o bullyng nas escolas( entre crianças  e dos cuidadores contra elas), a higiene e o direito a lar condigno para todos.

Maria João Conceição

%d bloggers like this: