“…Vinho novo, em odres novos.”


(Mt 9, 17)

Começamos o novo ano letivo-pastoral na reta final do Ano Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima. Ano de graça e de apelo forte à santidade!

Os Pastorinhos perceberam desde o primeiro instante, qual o caminho que levava à santidade: oração, penitência e conversão. A mensagem de Fátima continua a fazer ressoar em todo o mundo a presença de Maria e o convite à construção da paz.

Acolher os apelos de Fátima, é predispormo-nos a sermos mensageiros da paz, construtores de um mundo mais justo; promotores de gestos de concórdia e de comunhão.

Começar um novo ano letivo-pastoral, é acolher desafios e oportunidades! É deixar que o Espírito Santo nos renove de uma forma nova e contagiante!

Como nos recorda o Papa Francisco, cada renovação institucional será eficaz só e unicamente se se realizar com pessoas “renovadas”, isto é, capazes de uma conversão e purificação permanente, de uma mudança de mentalidade de vida. (circular da Madre Geral, 967)

A palavra de Deus, proposta para este ano é um forte apelo à conversão! Exige atenção e vigilância! Vinho novo em odres novos! Não devemos ter medo de mudar as coisas segundo a lei do Evangelho. O Evangelho é novidade! O Evangelho é festa! E só se pode viver plenamente o Evangelho com um coração alegre e com um coração renovado. E, porque sustentados pela força do vinho novo do Evangelho, seremos capazes de acolher o mais frágil e pobre e oferecer gestos evangélicos de perdão, de compaixão, de acolhimento e de serviço humilde. É necessário cuidar dos odres, para que o vinho novo, gere vinho bom, que fortaleça as nossas relações fraternas, o nosso compromisso de fidelidade e comunhão!

Desejo a todos um ano abençoado e invoco as bênçãos de Deus e de Maria Auxiliadora sobre cada um e sobre as comunidades educativas.

Bom ano letivo-pastoral.