“Vai pela cidade e olha à tua volta”. Esta foi a orientação que o Pe. José Cafasso[1]deu ao jovem sacerdote João Bosco, quando este lhe confidenciou a dificuldade em discernir a vontade de Deus a seu respeito.
Este pode ser também o conselho que te damos, a ti, que te questionas sobre o que fazer da tua vida, sobre qual o projeto de felicidade que Deus quer realizar contigo: Vai pela tua cidade e olha à tua volta, identificando com verdade e sinceridade aquilo que mais te interpela.
O discernimento vocacional, de facto, é uma relação, é um aprender a decifrar o “falar” de Deus na tua vida e a forma como Ele te quer salvar. É um caminho de descoberta, acolhimento e amadurecimento do dom da tua vocação.
O nosso santo fundador, S. João Bosco, dizia, na linguagem do seu tempo, que para se fazer um sério discernimento vocacional, era necessário cuidar os três “S”s da nossa vida: Saúde, Sabedoria e Santidade[2].
[1]Quem foi S. José Cafasso?
[2]Memórias Biográficas XI, 124
[3]Chapman identificou cinco formas através das quais as pessoas expressam e recebem as manifestações de amor: palavras de afirmação; tempo de qualidade; presentes; atos de serviço; toque físico.
contacta-nos:
- Ir. Linda Vieira, Coordenadora Provincial de Pastoral
- pastoral.por@salesianas.pt
- +351964496387