Ao longo da história, a educação tem sido uma das ferramentas mais poderosas para transformar vidas. No entanto, nem sempre esteve ao alcance de todos, especialmente das raparigas e jovens mulheres. Foi para responder a esta necessidade que, em 1872, nasceu o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (IFMA), também conhecidas como Salesianas. Enquanto instituto religioso feminino, as FMA são também uma rede global de educadoras, evangelizadoras e agentes de transformação social, com presença em 97 países e tocando milhões de vidas.
Desde os primeiros anos, o Instituto das FMA tem sido guiado pelo Sistema Preventivo de São João Bosco, um carisma educativo único baseado na razão, religião e amabilidade, uma espiritualidade que promove ambientes de acolhimento e proximidade, tendo Cristo Bom Pastor como modelo e centro.
Uma Missão Global com Mais de 150 Anos
A Fundação do Instituto em Mornese
A Educação Integral Como Pilar Fundamental
O trabalho das FMA é sustentado pelo Sistema Preventivo de São João Bosco, um modelo educativo que vai além da pedagogia, promovendo o desenvolvimento integral do jovem, no qual este é o centro do processo educativo, através de uma verdadeira espiritualidade educativa. Este equilibra 3 pilares essenciais: razão, religião e amabilidade (“Amorevollezza”).
Desde a sua fundação, as FMA são pioneiras na educação de meninas e jovens mulheres, especialmente em contextos de vulnerabilidade e onde o acesso à educação é limitado. Nas escolas, centros juvenis e projetos sociais das FMA, as jovens encontram não apenas uma educação académica, mas também uma formação humana, espiritual e social que as transforma em protagonistas das suas próprias histórias e agentes de transformação nas suas comunidades e na sociedade.
O Alcance Global das Filhas de Maria Auxiliadora
conheça mais o carisma das FMA.
Ouça o nosso pequeno podcast!