Os símbolos da JMJ no Externato S. João Bosco – Viana do Castelo


A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, foram acolhidos, com grande alegria, no dia 27 de janeiro, no Externato S. João Bosco, em Viana do Castelo.  

A preparação do momento foi feita com bastante antecedência, não só embelezando o espaço exterior, mas sobretudo o interior de cada um.

Por volta das 14h, todos os alunos, Irmãs, professoras, auxiliares e alguns familiares dos alunos do Externato, acolheram, com grande entusiasmo, estes símbolos, cantando o Hino da JMJ Lisboa 2023 e acenando com fitas verdes, vermelhas e amarelas, as cores da bandeira do nosso país e do logótipo desta JMJ.

Após este momento de júbilo, a diretora, Irmã Maria João Garcia, fma, dirigiu umas lindas palavras a todos os que estavam presentes, ressaltando, sobretudo, a importância destes símbolos para todos nós.

Uma vez que D. Bosco é um dos Santos patronos da JMJ, os alunos do 4.º ano quiseram homenageá-lo, representando um episódio da sua vida, o momento em que D. Bosco conhece Bartolomeu Garelli e assim se dá início à sua grande obra. 

Uma das heranças deixadas pelo nosso Santo fundador foi a devoção mariana e, como verdadeiros filhos de Dom Bosco e não esquecendo o papel de Maria como presença juntos dos jovens na JMJ, as meninas do 4.º ano presentearam todos com uma pequena dança, ao som da música “Ave Maria Gratia Plena”.

Após este momento maravilhoso, todos os que estavam presentes tiveram a oportunidade de tirar uma fotografia junto aos símbolos, para que este momento tão especial pudesse ficar registado. Toda a comunidade educativa se despediu dos símbolos ao som do hino do Externato, entoado pelos alunos.

Foi um momento que ficará para sempre gravado nos corações de todos os que estiveram presentes, tal como a gratidão pela oportunidade única que Deus deu de estar diante destes dois símbolos confiados pelo Papa São João Paulo II aos jovens de todo mundo, e que representam o amor de Cristo pela humanidade.