“Os nossos baptismos”


Na Galiza, a Igreja cresce… 

12 de Outubro de 2008 – Na Eucaristia deste Domingo, dez adolescentes, uns de etnia cigana, outros africanos, que frequentam a catequese no nosso Centro, receberam o sacramento do Baptismo e outras duas receberam Jesus Eucaristia pela primeira vez. Foi uma grande festa para a Comunidade cristã da Galiza. Algumas destas neófitas já apreciam deveras a partilha espiritual e, por isso mesmo, vamos deixar que sejam elas a contarem um pouco o que viveram.

Naleman, Tieta, Cassiana, Célia, digam alguma coisa do que viveram mais fortemente com este acontecimento.

– Vivi  principalmente momentos jamais vividos até agora. A emoção, o facto de estar a pensar que naquele momento o Espírito Santo estava a ser “depositado” sobre mim, o que realmente mais vivi e senti foi a emoção, fiquei muito emocionada… Estava ali, naquele momento, a responder dizendo “sim” a um dos sacramentos do senhor. E eu dizia – Lhe assim: sim, Senhor, entrego-te todo o meu ser, trabalha nele…mantém o que está correcto, muda o que está errado e acrescenta ainda o que está a faltar.(Naleman)

– Foi o dia mais feliz da minha vida. Foi uma luz que brilhou na escuridão, como uma estrela cadente que atravessa o céu estrelado numa noite de luar. Deus me amou tanto até que mandou o Salvador para me salvar daquela solidão. A minha vida parecia um mar de tormentas. Não sei se vai durar muito tempo, mas o tempo que durou basta para eu saber que um pequeno momento pode trazer um mar de felicidade. Senhor, eu agora, caminho contigo na luz e no calor do dia. O meu símbolo do amor és Tu.(Tieta)

– Com este acontecimento passei a viver mais fortemente com a família de Deus que é a Igreja, com a Santíssima Trindade e também entrei na Família Salesiana. (Cassiana)

– Senti que ia ser uma verdadeira amiga de Jesus. (Célia)

O Baptismo tem vários símbolos: a água, o óleo, a luz, a veste branca. Fala de um destes símbolos e o que ele foi para ti.

– A água simboliza sobretudo tirar o que é mau, lava-nos a alma. Mata-nos a sede e livra-nos de todos os pecados biológicos. Para mim, ela deu-me uma nova Vida, vai-me ajudar a crescer no Amor que deus tem por mim.(Naleman)

– A água do meu Baptismo deu-me uma vida nova e bela que veio do Espírito Santo: é a vida de Jesus ressuscitado, é o grande Amor de deus Pai por mim. A água do meu Baptismo lavou-me tudo o que em mim era feio e sujo, etc… até os meus ouvidos para ouvir a sua palavra, os olhos para poder ver o caminho que ele me propõe, a boca para poder praticar a sua palavra e passar a mensagem aos meus irmãos para que venham a ter, um dia, mais luz na sua vida. (Tieta)

– A água é o símbolo da pureza, purifica as almas vivas. Por isso, para mim, foi muito importante, lavou o meu coração de todo o mal. A luz é o símbolo da paz: foi importante para mim porque ilumina o meu coração.(Cassiana)

– Luz significa mostrar-me um novo caminho, limpar o meu coração do mal. (Célia)

A partir daqui, como queres viver, em cada dia, o teu ser cristão?

– Quero e desejo viver o meu dia-a-dia com a presença de Jesus. Vou abrir o meu coração, estarei de portas abertas para O acolher. Só com Ele a meu lado poderei estar em Paz. Mas para isso vou precisar muito de dialogar com Ele, viver cada minuto de tristeza e felicidade que Ele me oferecer.(Naleman)

– Quero viver como um anjo para poder proteger os filhos de Deus ou seja os meus irmãos, de todos os perigos. Chamar os infelizes para virem habitar naquele banquete do Cordeiro, onde há muita vida e pão. De hoje em diante quero viver sempre com um sinal +vida: mais amor, mais perdão, mais amizade, mais oração. Senhor, quem me ajudará a encontrar este caminho? Só você. Mais ninguém! (Tieta)

– Quero viver o meu ser cristão no amor de Cristo, fazendo sempre a sua vontade e falar aos outros da maravilha de Deus. (Cassiana)

– Quero dizer sempre a verdade, ajudar os outros, rezar, ouvir a palavra de Deus, seguindo sempre a Jesus. (Célia)

Parece que a semente caiu em boa terra. Ajudem-nos, agora, todos, a cuidar desta cultura.

Ir. Maria de Jesus

Últimas notícias

%d bloggers like this: