JMJ 2022 em Portugal


Quem não se deixou surpreender com a notícia tão esperada vinda do Panamá!
O anúncio do Papa que Portugal foi escolhido para acolher as próximas Jornadas Mundiais da Juventude em 2022, suscitou em todos os portugueses uma alegria contagiante, principalmente nos jovens que são os protagonistas deste evento de Igreja, chamados, como disse o Papa no Panamá, a serem construtores de pontes.
Como Família Salesiana é para nós uma grande alegria, uma oportunidade única, uma grande responsabilidade, um grande desafio! Somos carismaticamente para os jovens! O nosso coração pulsa pela educação dos
jovens!
As Jornadas Mundiais da Juventude começaram no dia em que recebemos o anúncio. Somos convidados a acolher e a renovar constantemente os apelos que o Senhor nos faz em cada dia, de cuidar da animação vocacional dos jovens a começar pelos mais pequenos. O Senhor convida-nos a semear, anunciar e acompanhar.
Ele responsabiliza-nos pelo anúncio explícito do Evangelho, segundo o carisma herdado de D. Bosco e de Madre Mazzarello. A sermos pessoas comprometidas na evangelização e no cuidado em acompanhar as crianças e jovens, para que sejam felizes aqui neste mundo e na eternidade!
Todos sentimos a urgência de sermos presença que anima e envolve os jovens a serem missionários de outros jovens. Não podemos ficar a aplaudir a festa mas temos de ser protagonistas da festa, assumindo com responsabilidade, entusiasmo e paixão, a missão educativa e evangelizadora das nossas realidades concretas onde o Senhor nos enviou e envia aos jovens e com os jovens.
Oxalá as Jornadas Mundiais da Juventude criem dentro de nós a vontade firme de renovação dos nossos centros educativos e paroquiais, para que as palavras do Papa deixadas aos jovens no Panamá, se tornem realidade e surjam mais jovens comprometidos na Igreja, na sociedade e na família salesiana em Portugal. Que desabrochem vocações convictas de que vale a pena entregar tudo por Cristo para a salvação de outros jovens.
É necessário estarmos disponíveis de alma e coração, para prepararmos estas jornadas a partir de hoje, para que sejam um forte momento de graça para todos os jovens, renovando o dinamismo da sua vocação, respondendo ao convite de Jesus Cristo a serem autênticos discípulos missionários na vida da Igreja como Movimento Juvenil Salesiano.
Que o tempo da Quaresma, que estamos quase a viver, seja tempo de conversão e de abertura à graça de Deus, que atua em nós quando nos deixamos transformar por Jesus Cristo e abraçamos com alegria a cruz de cada dia, na oferta alegre e generosa de toda a nossa vida.

Boa caminhada quaresmal.

Últimas notícias

%d bloggers like this: