Janeiro, mês da Santidade Salesiana


O mês de janeiro recorda-nos a Santidade Salesiana, na sua fonte e nos seus frutos.

A celebração da memória da adolescente Beata Laura Vicunha no próximo dia 22 fala-nos da abundância da Graça de Deus que, gratuitamente, age onde quer e como quer, sem olhar à idade ou condição! Aponta-nos frutos de santidade que a nossa presença carismática e o nosso Sistema Educativo podem gerar nos jovens, indicando-lhes a meta alta da santidade!

A festa de S. Francisco de Sales, no dia 24 de janeiro, evoca a História dos grandes santos que movem outros tantos na mesma aventura. Ele é o Santo da bondade, grande sábio e mestre espiritual do seu tempo, séc. XVI – XVII, que de uma forma tão adequada e ousada enalteceu a santidade como co

 

mpromisso de cada cristão e caminho acessível a todos.

S. João Bosco escolheu-o como modelo para a sua vida e missão; é o Patrono da Família Salesiana.

A concluir o mês, no dia 31, celebramos a solenidade de S. João Bosco. Nosso modelo e mestre, pai e amigo dos jovens, trouxe ao seu e ao nosso tempo, à sua e à nossa missão educativa, a grandeza da bondade, apreendida de S. Francisco de Sales, como virtude, como pedagogia e como espiritualidade!

S. João Bosco percebeu, experimentou e ensinou que a educação é coisa do coração e ser educador de coração significa ser todo consagrado ao bem e à salvação dos jovens, levando-os a Jesus para que n`Ele se tornem ‘bons cristãos e honestos cidadãos’; caminho para serem ‘felizes no tempo e na eternidade’.

%d bloggers like this: