“Fazei o que Ele vos disser”


Fazei o que Ele vos disser!” (Jo 2, 5)

Iniciamos o ano letivo-pastoral 2016-2017 na reta final do Jubileu da Misericórdia e às portas do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos em Fátima!

O acontecimento de Fátima é uma profunda expressão da misericórdia divina! A Senhora da mensagem foi portadora de um forte apelo a acolher o dom da misericórdia que Deus oferece para a conversão e salvação de todos!

Sob estas duas grandes temáticas- Misericórdia e Fátima- queremos fazer deste ano uma aventura que nos implica profundamente num caminho de renovação na fé e no carisma, abertos e disponíveis aos desafios que nos são colocados na vida e na missão.

Em Maria, mulher totalmente aberta à surpresa de Deus e confiante no Seu querer, temos uma escola onde apreender a ‘humildade feliz do magnificat’ na certeza que Ele escolhe a nossa pequenez e é sempre Dele que depende a nossa vocação e missão.

Nos Pastorinhos de Fátima temos a excelente lição da simplicidade e profundidade da fé dos pequeninos do Evangelho que se deixam possuir por Deus e, por isso, nada mais desejam do que fazer a Sua vontade, mesmo sem a perceber! Neles vislumbramos a força da atração da santidade, muito acima das nossas forças, mas de uma beleza indizível, porque dom da Graça a quem a ela se abre.

A Palavra de Deus que nos vai sustentar e orientar, como província, ao longo deste ano, é aquela que Lúcia Marto escolheu em 1921 para a sua caminhada de abertura à vontade de Deus como segredo de santidade: “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

A pergunta que Nossa Senhora dirigiu aos Pastorinhos na aparição de maio de 1917: “quereis oferecer-vos a Deus? é de uma profundidade incrível e muito oportuna para a nossa caminhada. A resposta pronta e irreversível: “queremos”, foi o grande segredo da santidade dos Pastorinhos e a condição para que o projeto divino da Mensagem de Fátima se cumprisse!

A mesma pergunta é-nos dirigida de novo a cada uma de nós. Que este ano Centenário das Aparições seja um tempo de renovação da nossa oferta, num ‘faça-se’ cheio de confiança e abandono, na entrega ao Senhor, nesta Província confiada a Nossa Senhora de Fátima, para que Ele, na Sua misericórdia, nos abençoe e confirme. Neste caminho contamos com a força da presença e da oração amiga de todos os que, nas comunidades educativas, connosco partilham a vida e a missão.

Atentas ao mandato de Maria, peçamos ao Espírito o dom da sua luz e sabedoria a mover-nos no discernimento do que ‘Ele nos queira dizer’ em cada situação pessoal e comunitária.

Bom ano letivo-pastoral.

Últimas notícias

%d bloggers like this: