Encontro de jovens no Algarve – acolhimento e surpresa


Sábado, dia 16 de novembro. Pelas 8h30, a Paróquia de Ferreiras já estava bem movimentada. Para os jovens que há uns anos atrás viam a Ir. Linda durante o tempo que quisessem, agora sentiam-se interpelados pela sua presença, ainda mais por vir acompanhada pela Ir. Gorete – que muitos conheciam mas não viam há longa data – e por outra Irmã que não conheciam de lado nenhum.

 

Este encontro foi muito “embalado” no aconchego da oração da comunidade FMA de Faro, especialmente programado pelo sr. Padre César na agenda paroquial e um sinal que a pastoral vocacional daquela Diocese quis deixar aos jovens. A visibilidade do testemunho vocacional de quem segue Jesus Cristo deixando tudo pelo seu reino, fala muito no dia a dia, mas também necessita de se tornar mais expressiva e ousada aos olhos dos jovens de hoje, que observam muitos estilos de vida e procuram um projeto com sentido, que toque o seu desejo mais profundo de serem felizes.

 

Para nós, foi um momento de grande alegria marcarmos presença com os jovens das comunidades paroquiais de Ferreiras, Boliqueime e Paderne. A Irmã Gorete estava ansiosa pela nossa chegada, movida pelo desejo de dar aos jovens a oportunidade de um encontro vocacional que os ajudasse a crescer e a colocar-se em caminho para procurar essa felicidade que só Jesus dá. Por isso, o tema do encontro: “Para, escuta e segue-me”.

 

Os participantes – jovens e catequistas – comunicaram-nos uma grande curiosidade e desejo de estar ali pela sua sede de Deus. A nós, apenas competia a simples tarefa de propor uma experiência que despertasse uma forte adesão a Jesus Cristo e facilitar o encontro com a fonte da Vida. Foi o que procurámos fazer, com fé, alegria e disponibilidade para conhecer, estar e escutar os jovens. Ficou-nos a sensação de saber a pouco. Certamente, teremos de lá voltar… Continuamos a rezar pelo caminho destes jovens…

 

Ir. Alzira Sousa

%d bloggers like this: