Em tempos difíceis…novos caminhos!


Apesar dos receios do arranque inicial do novo ano letivo, a aventura prossegue. Desde o dia 9 de Setembro, o ritmo das aulas e de outras iniciativas tem avançado. Após o período de adaptação, sempre com as cautelas e as medidas de vigilância exigidas, a vida escolar vai tomando o seu ritmo mais “normal”.

Com o mês de outubro dedicado a Nossa Senhoras e às missões, era obrigatório marcar a diferença. O que era habitual passou a ter outro aspeto. A casinha de Maria que circulava pelas famílias dos nossos alunos adquiriu uma forma diferente. Maria continua a entrar nas casas dos nossos alunos, mas sob forma de pagela plastificada. No bom dia foi explicado a todos esta nova modalidade, depois de terem visualizado um pequeno vídeo sobre a devoção a Nossa Senhora e as várias formas de a manifestar.

As famílias também não foram esquecidas. No dia 12 de outubro, através da plataforma zoom, juntámo-nos às famílias para rezarmos o terço. Foi um momento inesquecível, pela boa adesão que se gerou.

Também assinalámos a festa do dia mundial das Missões com Eucaristia, em moldes e local diferente, para os 3.º e 4.º anos, enquanto os 1.º e 2.º anos tiveram uma celebração. O sacerdote salesiano, pe David Teixeira, adaptou-se muito bem às crianças e transmitiu uma linda mensagem de como cada um pode e deve ser missionário. A feira missionária foi substituída pela elaboração de pequenos trabalhos feitos pelos alunos e que serão, posteriormente, vendidos aos pais, que assim contribuem para as missões.

Se as dificuldades persistem, há que enfrentá-las com criatividade e cautela. E assim vamos prosseguindo, com a proteção materna de Maria Auxiliadora, cuja presença é permanente e bem visível cada dia que passa.