Comentário ao discurso de Barack Obama aos alunos americanos


No dia oito de Setembro de 2009, o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, falou aos alunos da América acerca da educação.

Nesse discurso dá conselhos e apresenta valores aos jovens. Transmite-lhes uma mensagem de força, de esforço e de empenho, pois só assim se atinge os sonhos e o sucesso.

Nesse discurso, diz que temos de assumir as nossas responsabilidades: ir às aulas, fazer os trabalhos de casa e trabalhar intensamente. Por muito que os nossos professores e pais nos ajudem e apoiem, só nós somos responsáveis pelo nosso futuro, pelo futuro do nosso país…

Todos somos bons em alguma coisa…todos temos um talento, no entanto, seja ele qual for, só será possível descobri-lo se nos empenharmos e trabalharmos.

Se abandonarmos a escola, estaremos a abandonar não só o nosso país como a nós próprios. Somos nós que decidimos o nosso futuro…

O nosso aspecto, o dinheiro da nossa família e os nossos problemas não são razões para deixarmos ou desistirmos de estudar. Barack Obama deu bastantes exemplos de pessoas que passaram por muitos problemas, obstáculos e dificuldades na sua vida, conseguindo superá-los, pois nunca desistiram. Assim, mostrou-nos que não podemos desistir quando encontramos um obstáculo, há que ultrapassá-lo com coragem, esforço e determinação.

Este discurso faz-nos acreditar que temos de ser responsáveis, pois disso depende a concretização dos nossos sonhos e objectivos. Todos temos capacidades, o essencial é não desistir, ser empenhado e trabalhador. Por mais problemas e dificuldades que tenhamos, não é razão para desistirmos dos estudos, pois disso depende o nosso futuro e o futuro do nosso país. A responsabilidade individual, a educação e formação de cada um de nós influenciam a vida familiar e o estado do país. Há que lutar duramente, a vida é feita de batalhas que travamos, de medos que enfrentamos. Ninguém é perfeito ou nasce ensinado. O sucesso não é fácil, implica esforço, empenho, dedicação.

Este ano lectivo vou seguir os conselhos de Barack Obama, empenhando-me e trabalhando, não desistindo dos meus sonhos e dos meus objectivos, estudando as matérias e se tiver alguma dificuldade tenho de me esforçar, ultrapassar os obstáculos e conseguirei chegar onde quiser!  Vou ser responsável e cumprir os meus deveres e responsabilidades. Assim chegarei mais longe e contribuirei para um país melhor.

%d bloggers like this: