Com D. Bosco, cultivemos a arte de escutar e de acompanhar…


Ao entrar no mês de janeiro somos convidados a abrir o nosso coração para aprendermos com D. Bosco a arte de escutar e de acompanhar, como nos fala o Lema do Reitor-Mor para este ano pastoral.

Olhar para D. Bosco, o grande pedagogo, evangelizador-educador, que na sua grande intuição procura criar um ambiente educativo atraente, rico de propostas educativas e de boas relações humanas, apontando para valores mais altos, que é o caminho de santidade.

Celebrar o mês salesiano é viver a pedagogia salesiana, que põe no centro a pessoa do jovem e de cada pessoa, valorizando e procurando sempre o bem de todos, através da compreensão, da empatia, da confiança recíproca.

No lema é-nos apresentado o ícone evangélico do encontro de Jesus com a Samaritana. Encontro que transforma e faz descobrir Aquele que pode saciar a sede: «Senhor, dá-me dessa Água». (Jo 4,15)

Este encontro de Jesus com a Samaritana, leva-nos a aprofundar o carisma salesiano, valorizando a arte de escutar e acompanhar os jovens, ajudando-os no caminho de discernimento e descoberta da sua própria vocação.

Com D. Bosco, aprendamos a acolher cada jovem, cada pessoa, fazendo de cada encontro uma oportunidade para criar laços de relações mais humanas e humanizadoras.

Deixemo-nos tocar pelo olhar amoroso de Jesus, que continua a chamar os jovens e a suscitar na Família Salesiana a alegria do dom do carisma salesiano, respondendo com audácia criativa aos desafios do mundo de hoje, principalmente, às expectativas dos jovens.

Bom mês salesiano!