MENU

Ir. Yvonne Reungoat: um testemunho sobre o Papa Leão XIV

Comunicação FMA

Irmã Yvonne Reungoat partilha a sua experiência com o novo Papa e a esperança que ele representa para a Igreja de hoje.

Roma acolheu com alegria, a 8 de maio de 2025, a eleição do novo Sucessor de Pedro: o Papa Leão XIV. Para a Irmã Yvonne Reungoat, Filha de Maria Auxiliadora e membro do Dicastério para os Bispos, esta eleição foi vivida com uma comoção particular. Conhecendo de perto o Cardeal Robert Francis Prevost no exercício da sua missão como Prefeito do Dicastério, reconhece nele um homem de fé profunda, escuta atenta, discernimento e proximidade.

“O seu olhar é penetrante e um sorriso delicado ilumina o seu rosto”, afirma a Irmã Yvonne. Recorda a sua postura serena e comprometida durante as sessões quinzenais do Dicastério, a sua atenção às pessoas e o seu modo equilibrado de conduzir os trabalhos. É este perfil que agora se projeta no ministério universal da Igreja.

O lema escolhido por Leão XIV, “In illo uno unum” (“Em Aquele que é Um, somos um”), expressa com clareza a prioridade que dá à unidade e sinodalidade da Igreja. Como destacou no seu primeiro discurso: “unidos, de mãos dadas com Deus e entre nós, seguimos em frente”, numa Igreja que caminha, que escuta e que quer estar próxima dos que sofrem.

A Irmã Yvonne testemunha a sua esperança num pontificado que continuará o caminho de abertura iniciado pelo Papa Francisco, sobretudo na promoção do papel das mulheres na vida e na missão da Igreja. A colaboração vivida no Dicastério com três mulheres nomeadas como membros — uma novidade histórica — é um sinal concreto dessa confiança.

A sua vivência missionária no Peru, a liderança da congregação e a experiência em contextos interculturais moldaram uma visão eclesial alargada, atenta às realidades locais. Leão XIV traz consigo uma sensibilidade pastoral aberta ao diálogo, à inclusão e à construção de um mundo mais justo e fraterno.

“Dou graças a Deus pelo novo Pastor que nos foi dado!”, conclui a Irmã Yvonne com fé e entusiasmo.

A notícia completa pode ser lida no site do Instituto Geral das FMA.

 

Outras Notícias

Acima de tudo o nós!

Jubileu dos artistas (Consagrados): um evento ousado promovido pela CIRP, que teve como objetivo reunir Consagrados para juntos, pintarem e serem voz através de traços, figuras e cores, tendo como tema “A arte como estrado de Esperança rumo à Paz”. Foi uma experiência muito enriquecedora e diferente do que estamos

ler mais >

Festa da Gratidão

No dia 4 de maio de 2025, a Província Portuguesa “Nossa Senhora de Fátima” celebrou 70 anos de vida como Província. As FMA chegaram a Portugal, através da Espanha, no dia 11 de janeiro de 1940, ligação que durou até 1954. A partir do dia 3 de novembro de 1954,

ler mais >