MENU
Santidade na Família Salesiana

Beata Eusébia Palomino, FMA

Humildade, serviço e santidade escondida

A Beata Eusébia Palomino é um exemplo de santidade simples e escondida. A sua vida foi marcada por uma entrega total a Deus no serviço humilde e discreto, vivido no quotidiano, com amor, alegria e espírito de oração. A sua presença silenciosa irradiava paz e confiança.

Caminho de vida

Nasceu em 1899, em Cantalpino, Espanha, numa família pobre. Desde cedo, aprendeu o valor do trabalho e da oração, ajudando os pais e acompanhando o pai, pedinte e catequista ambulante, nas suas caminhadas. Aos 12 anos, começou a trabalhar como empregada doméstica para ajudar a família. Quando se mudou para Salamanca, começou a trabalhar como ajudante numa casa das Filhas de Maria Auxiliadora, onde rapidamente se destacou pela sua bondade e espírito de serviço. Sentia o desejo de consagrar a sua vida a Deus e foi admitida no Instituto das FMA, onde professou como irmã salesiana.

Um coração disponível à graça​

Na comunidade, Eusébia escolhia os trabalhos mais simples e discretos. Era cozinheira, lavadeira e costureira, mas sobretudo, era alma orante da casa. Dedicava-se ao serviço com amor e profunda vida espiritual, sendo procurada por muitas irmãs e jovens para conselhos e oração. A sua devoção à Paixão de Jesus, a Maria Auxiliadora e aos santos da Família Salesiana marcavam fortemente a sua vida e a sua missão escondida.

Eco da sua santidade

Apesar da sua vida reservada, a fama de santidade espalhou-se. Era vista como uma mulher cheia de fé, dotada de dons espirituais e grande capacidade de escuta. A sua humildade, alegria e entrega foram sinais claros de uma vida configurada com Cristo. Faleceu em 1935, deixando um rasto de luz. Foi beatificada por São João Paulo II no ano 2004.

Para conhecer melhor

Professou como Filha de Maria Auxiliadora em 1924.

Viveu em Salamanca, em serviço humilde e silencioso.

Beatificada em 25 de abril de 2004.

É celebrada a 9 de fevereiro.

A humildade atrai as graças de Deus.

Beata Eusébia Palomino