MENU
Santidade na Família Salesiana

S. Domingos Sávio

Santidade jovem, simples e alegre

Domingos Sávio é um dos rostos mais luminosos da santidade juvenil salesiana. Jovem profundamente apaixonado por Deus, viveu a fé com alegria e determinação, deixando um testemunho impressionante de pureza, generosidade e amor ao próximo. Foi o primeiro aluno do Oratório de Dom Bosco a ser canonizado, tornando-se um modelo de santidade acessível e inspiradora para todos os jovens.

Caminho de vida

Domingos nasceu a 2 de abril de 1842, em San Giovanni di Riva, perto de Chieri, na província de Turim. Desde pequeno destacou-se pela sua maturidade espiritual, pela alegria e pela dedicação à oração e aos sacramentos. Ainda em criança traçou um plano de vida que incluía a comunhão frequente e a decisão firme de “antes morrer do que pecar”.

Aos 12 anos, pediu a Dom Bosco para entrar no Oratório de Turim, com o desejo de se tornar sacerdote. No oratório foi sempre exemplo de serenidade, estudo, serviço e amizade. Ensinava o catecismo, cuidava dos doentes e era presença pacificadora no meio de conflitos. O seu lema era claro: “Antes morrer do que pecar”.

Em 1856, fundou a “Companhia da Imaculada”, grupo apostólico juvenil que incentivava a ação evangelizadora entre os colegas do oratório.

Um coração disponível à graça​

Domingos Sávio vivia a fé com profundidade e naturalidade. O seu coração era dócil ao Espírito Santo e aberto à ação de Deus. Sentia-se chamado à santidade e procurava vivê-la no dia a dia com simplicidade, humildade e espírito de serviço. A sua espiritualidade era marcada por um amor intenso à Eucaristia e a Maria Imaculada.

Faleceu a 9 de março de 1857, com apenas 14 anos. A sua breve vida foi repleta de significado, oferecendo um testemunho claro de que a santidade não tem idade e pode ser vivida com alegria desde muito jovem.

Eco da sua santidade

Dom Bosco escreveu a sua biografia e apresentou-o como exemplo aos outros jovens, dizendo: “É mais fácil encontrar ouro do que um coração puro como o de Domingos Sávio”. Foi canonizado em 1954 pelo Papa Pio XII e continua a ser patrono da santidade juvenil na Família Salesiana.

É uma presença inspiradora para os jovens que desejam seguir Jesus com radicalidade, mas também com leveza e esperança.

Para conhecer melhor

Viveu apenas 14 anos, com fé e alegria

Fundador da "Companhia da Imaculada"

Modelo de pureza, amizade e serviço

Canonizado em 1954

Os seus restos mortais estão na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim

É celebrado a 6 de maio (ou 9 de março, data do seu falecimento)

Antes morrer do que pecar.

São Domingos Sávio