230 jovens viveram o Acampamento Nacional MJS’22


Entre os dias 18 e 22 de julho vivemos, no Parque de Campismo de Paredes de Vitória, o tão aguardado Acampamento Nacional do MJS. Deixando-se interpelar pela Alegria que é tão característica do nosso Movimento Juvenil Salesiano, foram 230 os jovens e animadores que se reuniram para concluir o ano pastoral com o lema “Levanta-te e testemunha”. Depois de 2 anos separados, a ânsia do reencontro animava os corações palpitantes de alegria.

Os grupos das diferentes Casas Salesianas foram chegando por volta da hora de almoço e, depois de montadas as tendas, foi oficialmente inaugurado o Acampamento Nacional 2022 pela voz do Pe. Álvaro Lago e da Ir. Linda Vieira. Fez-se ouvir bem alto o hino “Somos MJS”, que ecoou por todo o acampamento e ganhou um espaço especial nos nossos corações.

Divididos pelos 3 campos, Pré-Adolescentes, Adolescentes e Jovens, mas unidos no desejo de conhecer e seguir Jesus, cada grupo foi convidado a descobrir e aprofundar a sua relação com os outros e com Deus. Os mais novos deixaram-se “encantar” por uma família animada, baseada no filme de animação “O Encanto”, que os ajudou a descobrir e fortalecer os próprios dons, colocando-os ao serviço dos outros. Os adolescentes refletiram e trabalharam o cuidado da Casa Comum, através do filme “Lorax”, recordando que: “A menos que alguém como tu se preocupe muito, nada irá ficar melhor”. Os jovens, por sua vez, foram desafiados a levantar-se e seguir os passos de S. Paulo.

Quarta-feira foi dia de caminhada para todos os campos. Ainda que percorrendo percursos distintos, todos se levantaram para se colocar ao caminho e contemplar a beleza da Criação. Já na quinta-feira, todos tiveram a oportunidade de viver o Sacramento da Reconciliação. Foi verdadeiramente bonito o cenário que se desenhou por todo o acampamento!

Na sexta-feira, dia de regressar às respetivas casas, o sentimento que a todos nos envolvia era de gratidão. Gratidão pelo reencontro, gratidão pelas amizades criadas e fortalecidas em Cristo, gratidão pelo vivido. Gratidão pela alegria de testemunhar que Cristo Vive.

Assumidos os nossos compromissos e celebrada a Eucaristia pelo Provincial Pe. Aníbal Mendonça, foi tempo de regressar, mas em todos vive agora a certeza de que o dom da nossa vida vive na entrega ao outro e que a Alegria de ser de Jesus transborda em nós.