No dia 05 de outubro de 2025 decorreu o encontro das irmãs com até 40 anos de profissão, o encontro foi vivido em três partes, num espírito de peregrinação. A primeira parte foi a missa. Onde cada uma era convidada de rezar onde quiser, mais com a ideia de nos encontrarmos todas as 11h30 na casa são José. A maior parte das irmãs rezou no São José na missa das 9h30, depois da missa tivemos o lanche e visita a casa e as irmãs, para aquelas que não conheciam.
As 11h30 começamos o nosso encontro de partilha das prioridades e obstáculos das questões que foram apontadas na assembleia. A partilha foi boa e muito serena, as irmãs partilharam as experiências vividas a nível pessoal, comunitária e provincial, sobretudo uma das prioridades que mais se salientou foi o cuidado da oração e o cuidado das nossas relações como um dos caminhos para viver a vida fraterna. E ficou-nos intacto a consciência da gratidão pelo caminho já feito tanto a nível pessoal, comunitário e provincial, e de não perder a veracidade do caminho, continuar o caminho, não desanimarmos, mais sempre com confiança e fé em Deus.
As 13h30 saímos para o Seminário de Caparide onde decorreria a terceira parte do nosso encontro que era o tema com o Pe. Filipe sobre “ Caminhos de uma vida unificada. É a vontade de Deus que vos santifiqueis” (1TS 4,3). Como chegávamos um pouquinho antes fomos ao Moinho saudar o Mestre da casa. De seguida tivemos o tema, foi muito bom ouvir o padre Filipe a falar com tanta convicção, ele começou dizendo que é a vontade de Deus a vossa santificação. E que a santidade ainda não passou de moda, pois a santidade é a nossa identidade. A santidade não significa apenas em uma maneira de nos comportarmos, a santidade é viver em Cristo. E falou-os também que é necessário que o mundo saiba que o Filho ama o Pai e que Ele vem os introduzir nesta relação com o Pai, que Jesus não é um dos filhos de Deus ele é ÚNICO FILHO DE DEUS, assim como professamos no credo.
Depois falou-nos de três aspetos que nos pode ajudar a integrar nesta relação: 1- Um coração de Filho que pode viver numa relação ABÁTICA; 2- Viver em obediência; 3- Um coração de Filho que procura a glória do Pai. A nossa salvação passa por esses três aspetos, e no céu nós entraremos como filhas, não com os nossos títulos, pois não é o fazer que garante a nossa identidade, mais a nossa filiação de fazer parte desta relação do Filho com o Pai. Fomos consciencializadas mais uma vez que SOMOS FILHAS MUITO AMADAS POR DEUS.
O segredo de Jesus nos foi comunicado que é o Amor Do Filho para com o Pai neste amor que fomos e continuamos a ser introduzidas. Portanto somos convidadas a olhar a nossa vida com esta novidade, com esta identidade de sermos filhas.
O encontro terminou com um momento de partilha das inspirações que o Espirito foi nos revelando durante o momento de reflexão que tivemos.