O tema da Assembleia — “Em caminho, com esperança” — exprime com verdade os objetivos propostos: não se trata de olhar para trás com nostalgia, nem de permanecer imóveis diante das dificuldades, mas de caminhar com fé, lucidez e entrega.“Queremos manifestar o nosso profundo agradecimento à Madre Chiara que nos enviou a Ir. Chary, sua vigária, para nos acompanhar e animar nesta fase.”
“Falar de caminho e de esperança é falar de vida, de procura, de coragem, de comunhão e de consciência de que, na entrega de cada dia, somos artesãs do sonho carismático, pois águas paradas não movem moinhos.”A Assembleia começou com a palavra entusiasta e bem situada da Ir. Chary, em sintonia com a realidade social e carismática da Província. O trabalho prosseguiu com a partilha da reflexão feita pelos conselhos locais, comunidades, diretoras e pelo conselho provincial. Todas as forças foram chamadas a colaborar, pois o desânimo não terá a última palavra. Como recordava o poeta Fernando Pessoa:
“O esforço é grande e o homem é pequeno… é minha a parte feita, o por fazer é só com Deus.”
Analisaram-se as propostas, ponderaram-se as capacidades, elaborou-se o projeto provincial e sonharam-se os próximos anos, com a força que vem de Deus e de Maria Auxiliadora, porque a obra não é nossa, mas do céu.
“É a esperança que revitaliza ea identidade que nos une numa missão partilhada.”
Cientes das dificuldades que poderão surgir, a Província avança com os olhos abertos, ouvidos atentos e o coração disponível para acolher os sinais de Deus. Acompanham-nos a presença materna da Auxiliadora, a fidelidade dos nossos fundadores e a proximidade das irmãs do Conselho Geral, a quem a Província manifesta profunda gratidão.
“A todas, muito obrigada pela experiência vivida e pela esperança partilhada e assumida!”