MENU

Acima de tudo o nós!

Ir. Diana Arrobas, FMA
Jubileu dos artistas (Consagrados): um evento ousado promovido pela CIRP, que teve como objetivo reunir Consagrados para juntos, pintarem e serem voz através de traços, figuras e cores, tendo como tema “A arte como estrado de Esperança rumo à Paz”.

Foi uma experiência muito enriquecedora e diferente do que estamos habituados a fazer, pois grande parte das vezes pensamos, projetamos e realizamos por nossa conta, também a nível artístico, sem deixar que outros se intrometam. Este jubileu foi o desconstruir e o deixar sobretudo desconstruir as ideias pensadas previamente, deixando que os pontos de vista fossem moldados em busca de uma pintura comum, deixando de parte o “meu quadro” ou o quadro daquele irmão.

Eu pessoalmente, e quem me conhece sabe, jogo pelo seguro. As coisas previamente pensadas, organizadas, talvez por uma certa segurança que limita até os traços e cores que por vezes querem expandir e extravasar para além dos limites que lhes procuro a toda força dar.

Cheguei a Fátima com uma ideia, ainda que cega, pois queria estar aberta a uma forma de pensar e construir juntos, para o painel no qual me tinha escrito, sabendo sempre que poderia livremente intervir nos restantes painéis. Contudo, o Senhor desorganizou logo os meus planos ao ser-me pedido que fosse para um outro painel com o tema “O fim dos tempos”.

Mais que o resultado, creio que o essencial foi o processo artístico. Se inicialmente começámos com uma ideia, o contributo de quem ia passando e abertamente dado o seu parecer, de quem chegava e pintava aqui ou ali, esta foi-se abrindo a novas perspetivas. Os contributos acrescentavam sempre algo ao que já estava feito, ainda que por vezes tenhamos gentilmente cancelado o que estava programado, não por desporto, mas procurando dialogar com o que já lá estava pintado e dando um novo dinamismo.

Fica a experiência de estar ao lado de Consagrados a caminho. E que belo que foi conhecer quem acredita na arte como manifestação do Divino, como poderosa missão de evangelização.

Durante todo o dia foram chegando consagrados para viver este jubileu, enquanto várias pessoas que visitavam o Santuário de Fátima se cruzavam com este cenário atípico, num dia de tanto calor. Questionavam o que ali se fazia, aproximavam-se, estabeleciam diálogo…

A nossa comunidade de Setúbal também por lá passou e esteve a ver a evolução destes 5 dípticos que passaram por muitas mãos aos longo dos dias.

Outras Notícias

Festa da Gratidão

No dia 4 de maio de 2025, a Província Portuguesa “Nossa Senhora de Fátima” celebrou 70 anos de vida como Província. As FMA chegaram a Portugal, através da Espanha, no dia 11 de janeiro de 1940, ligação que durou até 1954. A partir do dia 3 de novembro de 1954,

ler mais >